Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR

INCONFIDENTES – MG 2011

NALLY GOMES ALBINO RAMOM MARÇANO SIQUEIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Este presente trabalho foi solicitado em meio à disciplina de manejode bacias hidrográficas pela professora Lilian Vilela Andrade Pinto.

INCONFIDENTES – MG 2011

Introdução
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação deágua para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas. Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os divisores de água, cristas daselevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, fundos de vale, áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, subbacias, bacias menores, geralmente de alguma afluente dorio principal, nascentes, local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, áreas de descarga, locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, recarga,local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático. O manejo dessas bacias é de grande importância, pois é necessário haver água armazenada em quantidade e qualidade, para isso é precisoaplicar algumas técnicas aliadas a recuperação de solos e vegetação para obter um resultado satisfatório em relação à água. O presente trabalho foi realizado em uma propriedade rural do município deInconfidentes no sul de Minas Gerais, no qual foi realizado a identificação da microbacia hidrográfica.

Objetivo
Colocar em prática em uma propriedade rural o conhecimento aplicado em sala de auladurante o 4º período de gestão ambiental na disciplina de manejo de bacias hidrográficas havendo uma inter relação com as outras disciplinas como conservação do solo e água, epidemiologia e gestão depoluentes agrícolas.

Materiais e Métodos
Foi realizado a visita na propriedade rural na cidade de Inconfidentes no Sul de Minas Gerais, cuja localização da propriedade é longitude 367526.05 m...
tracking img