Signo publicitario redbull

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Signo publicitário

Semiótica

Introdução

No âmbito da disciplina de semiótica foi nos proposto fazer um trabalho. O nosso grupo decidiu falar sobre semiótica, publicidade e comunicação. Escolhemos a marca Red Bull para fazer uma analise da marca e falar um bocado dos conceitos que aprendemos com o estudo dasemiótica.
Índice


* Introdução

* Semiótica

* Semiótica ecomunicação

* Semiótica e publicidade

* Semiótica da marca

* Marca e publicidade

* Signo publicitário

* Conceito de publicidade

* Cor/logótipo/Embalagem

* Slogan

* Animação

* Conclusão

Semiótica

A semiótica, que surgiu a partir das concepções de Charles Sanders Peirce, entra num contexto com ingredientes determinantes no discursopublicitário através da sua teoria dos signos e as próprias teorias da comunicação, oriunda de uma relação intima com a comunicação, formando um diferencial único para um anúncio, através da sua relação triádica, formada pelo ícone, índice e símbolo, que encontra no índice o elemento chave para diferenciar qualquer outro texto ou imagem de uma peça publicitária.

Os signos são as nossas funções derepresentação do mundo e a sua interpretação. Pierce define signo da seguinte forma:

Um signo é aquilo que, sobe certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirige-se a um publico, isto é, cria na mente dessa pessoa, um signo mais desenvolvido.

Semiótica e comunicação

A publicidade aproveita-se dos cruzamentos para formar anúncios com alto grau de atractividade e capazes parapersuadir o público desejado.

Semiótica é a ciência da significação e de todos os tipos de signos, afirmar que as teorias semióticas e suas respectivas metodologias podem ser aplicadas às linguagens mais diversas e seus respectivos processos de comunicação.



Semiótica e publicidade

O mais importante para o estudo da Semiótica dentro da publicidade é o Índice, que é um signo que representao objeto denotado em virtude de ter sido diretamente afetado por esse objecto. São exemplos de índice: placas de trânsito.

Uma peça publicitária só será uma peça publicitária se conter um índice primordial em todos os anúncios: a logótipo da empresa. Sem a logótipo, este é apenas uma fotografia, ou um simples texto informativo sem valor preciso para o contexto publicitário. A logótipo, queestá presente em toda e qualquer peça publicitária, é o principal indício de que existe uma publicidade. Isto é, quando um observador olha para esse signo nota que se trata de um anúncio, tem que ser persuasivo e de interesse em convencer o consumidor.

Conclusão

A utilização da semiótica na comunicação e na publicidade torna-se uma prática cada vez mais constante e necessária para a formação deum trabalho sólido e eficiente, seja qual for a sua área de estudo como: comunicação, publicidade, jornalismo, linguística ou semântica. Cada uma das correntes semióticas pode ser apresentada numa articulação conceitual e metodológica aplicada a qualquer processo de comunicação.
A semiótica é uma característica presente em todo e qualquer anúncio publicitário, inserida principalmente no caráterinicial e tem uma existência invalidada a partir do momento que se abre mão deste componente, perdendo a sua principal característica de peça publicitária e passando a ser um texto avulso ou fotografia descontextualizada.

Marca e publicidade

A marca como conceito mercadológico refere-se a um termo, sinal, ou a combinação destes, que tem por objectivo distinguir uma oferta de outras.
Naperspectiva legal, marca é um sinal de identidade que tem por objectivo distinguir uma empresa ou produto da concorrência. Tanto em uma direcção, a do marketing como a do direito, a marca incorpora características de identidade e representação e nesse sentido, a marca é um signo. Remetendo à noção de signo, “alguma coisa que representa algo para alguém”. A marca representa um objecto: empresa,...
tracking img