Trabalho insalubre, perigoso e danoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O domínio de toda a criação dada ao homem, abrangeu a responsabilidade e administração das sociedades, da manutenção das bases familiares, da econômica, da ecologia, do governo e da política. Ser criado à imagem de Deus colocou o homem em relação responsável com a terra e com toda forma de vida.
Em sua trajetória, a humanidade não considerou como digna essa tarefa: Era laboroso,esforçoso, torturoso, penoso, tripalium! O mundo antigo trouxe dois pontos de vistas opostos sobre esse trabalho. O primeiro AC, com desdém, considerando o lazer como expressão de uma existência humana livre, sendo assim, separado do Criador. O segundo, DC, como vocação e benção, que em si só constitui uma fonte de auto-realização humana.
A sociedade hoje, digo, após a Revolução Industrial, quemarcou a aceleração do sistema capitalista de produção, vive a incansável e laboriosamente em torno de uma orientação para o futuro. Crê-se que o trabalho e especificamente a produção, com o auxílio da ciência e da tecnologia, nos introduzirão em um mundo de consumo lazer e liberdade. Crêem que o labor contínuo, racional e produtivo transforma o mundo. Determina o trabalho como a chave da história, achave para uma nova sociedade, uma nova natureza e um novo homem. O resultado é a expansão global da economia, a base material da globalização.
A profunda transformação do meio ambiente de trabalho, definida como, “o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou não, cujo equilíbrio está baseado na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometem aincolumidade fisico-psíquica dos trabalhadores, independentemente da condição que ostentem”, deu-se através da Revolução Industrial. Com ela o surgimento da nova classe de operários, classificados como proletários, e , conjuntamente, houve a degradação do meio ambiente do trabalho.
O filme produzido por Charles Chaplin, nos idos dos anos trinta, estamos falando de século passado, “TemposModernos”, retrata a realidade desta hoje, pós-modernidade. O homem forçado a trabalhar sob a dependência e subserviência aos patrões, sob ameaça e assédio moral, configurando trabalho degradante, sob ameaça de sanção e muitas vezes subumanos.
Nessa época ainda, vale-se dizer, foi adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas (1948), a Declaração Universaldos Direitos Humanos conclamando em seus trinta artigos, entre outros, direito: ao trabalho, a condições justas e favoráveis de trabalho e á proteção contra o desemprego, a igual remuneração por igual trabalho, a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e outros meios de proteção social; a repouso e lazer, alimitação das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas, a instrução, de fruir as artes. E ainda, toda pessoa tem deveres para com a comunidade.
O resgate da essência do ser criado à imagem de Deus, responsável pela terra e por toda sua forma de vida.
Ao contrário, principalmente o meio ambiente de trabalho e a consciência para a preservação ficaram esquecidos pelos líderesempregadores, também, pela população trabalhadora, justificada, pela preocupação em ter um salário ao fim do mês, sujeitando-se, na grande maioria, a condições sub humanas, tendo que se preocupar com a prevenção aos acidentes de trabalhos, lesões e demais enfermidades ocasionadas no ambiente de trabalho, uma vez que a responsabilidade na prevenção desses eventuais acidentes era exclusivamente do operárioe não do empregador. Surgia a burguesia industrial, detentora do poder econômico e preocupada com o conceito de lucro cessante decorrente de seus investimentos, jamais com a saúde, a família e a vida do pobre operário. A solução para combater a miséria da população seria o desenvolvimento tecnológico e econômico e a natureza subjulgada pelo homem..
Estamos falando ainda do século passado,...
tracking img