Trabalho infantil e escravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INFANTIL E ESCRAVO
Em pleno século XXI, o trabalho escravo infantil no Brasil continua a preocupar a sociedade. É uma realidade que persiste, apesar do avanço da modernidade. A dignidade demilhões de crianças e adolescentes brasileiras estão sendo desrespeitadas e violadas em se tratando de direitos humanos.
As estatísticas mostram que, apesar dos esforços, o trabalho infantil aindafaz milhões de vítimas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT estima-se que 215 milhões de crianças são afetadas no mundo inteiro. No Brasil são 4,2 milhões. Dados da OIT revelamque 12,94% dessas crianças são nordestinas.
A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos. O trabalho a partir dessa idade é permitido apenas na condição deaprendiz, em atividade relacionada à qualificação profissional. E, acima dos 16 anos o trabalho do menor é autorizado, desde que não seja no período da noite ou em condição de perigo ou insalubridade e,desde que não seja incompatível com a jornada escolar. No entanto, se o jovem com mais de 16 anos de idade não tiver carteira assinada ou estiver em situação precária, ele entra nesse ilegal mercado detrabalho infantil.
Uma pergunta fica no ar: Quais são os motivos que nos levam a crer nessa realidade? Bom, temos que considerar no contexto histórico e social para podermos entender perfeitamenteesse assunto. Do ponto de vista histórico, o trabalho infantil é um problema antigo, sendo comparado até com a escravidão nos tempos mais remotos. Ao invés de negros, africanos e índios, são crianças,adolescentes, meninos e meninas.
São crianças pertencentes às famílias de classe baixa que não possuem condições financeiras para poder viver com um pouco mais de dignidade. Os pais dessas crianças são“obrigados” a pôr seus filhos no trabalho, para conseguir um “dinheirinho” a mais no final do mês, pois eles podem não ter o que comer beber e vestir. E ainda tem os casos em que são exploradas de...
tracking img