Trabalho Escravo Infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação x Trabalho Infantil



SIMONE ALVES DA SILVA¹

Introdução

Este trabalho tem por objetivo, entender o que realmente vem acontecendo com nossos jovens e crianças, que abandonam as escolas muito cedo para se dedicar ao trabalho infantil.
Esse é um problema que desencadeia vários outros a e que poderia ser amenizados com algumas medidas práticas.

Palavra chave - crianças,trabalho, escola.
Resumo

Conclui-se que as pesquisas realizadas foram de grande importância para que possamos melhor entender o que essas crianças realmente passam, essas crianças são forçadas a abandonar as escolas sem ter a oportunidade que deveria ser oferecida a todas elas.
Toda criança necessita de oportunidades.
Toda criança tem direito ao conhecimento.






1-Umproblema social

Trabalho infantil, como reagir diante de um problema, que vem destruindo os sonhos de tantos jovens e crianças do nosso país e do mundo, crianças, que trabalham por necessidades ou até mesmo falta de oportunidades, crianças que são obrigados a abandonar as escolas e desistir dos seus sonhos para começar a trabalhar muito cedo para contribuir com o orçamento familiar, sendo assimobrigados a aceitar qualquer tipo de serviços e qualquer forma de pagamento ou até mesmo trabalham em troca de alimentos. A literatura empírica registra uma série de estudos acerca do tema em destaque. As evidências mais frequentes sugerem que o trabalho infantil é um fenômeno típico em famílias com baixo nível de renda. (RAMALHO;MESQUINA 2013)
Esse é um problema que ainda é frequente nos temposatuais. Existem também pessoas que se aproveita da situação de famílias mais carentes para utilizar mão de obra infantil que é mais barata e assim construir grandes fortunas explorando o trabalho de crianças que sem oportunidades se agarram ao trabalho acreditando estar fazendo a escolha certa.
As estatísticas sobre o trabalho infantil no Brasil demonstram considerável redução ao longo das últimasdécadas. Em 1993, por exemplo, 20% das crianças entre 10 e 14 anos de idade exercem algum tipo de trabalho.
Há cidade que explora o trabalho infantil utilizando-se dessa mão de obra em carvoeiras, para quebrar pedras e catar raízes nas fazendas, e também em plantações de canas, mantendo assim as crianças afastadas das escolas, e arrancando bruscamente toda sua infância.
Aqui ficam algunsquestionamentos:
Como podemos detectar onde se caracteriza a presença do trabalho do infantil?
De quem realmente é a responsabilidade deste problema?


2-O que se caracteriza trabalho infantil?

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral,é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente asfamílias Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízespuni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

Mas precisamos urgentemente fazer algo para mudar esta realidade.
Esse trabalho é considerado crime em nosso país, mas, nada é feito para mudar essa condição a que essas crianças estão sendo submetidas diariamente que é desprezível e chega a ser cruel e desumano....