Trabalho-fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Thomas Tréglia












Biologia

Profª. Andréa



Fungos









São Paulo, 02 de março de 2011
2º Ensino Médio





Ariane Dalva Prado Faria
Nº 03

Letícia Marques
Nº 17

Thais Pivoto
Nº 24




































Índice1.Introdução...................................................................................04
2. Boletus edulis............................................................................05
3.Amanita Muscaria........................................................................06
4. Microscópico................................................................................08
5.Conclusão....................................................................................09
6. Bibliografia....................................................................................10










































Introdução


Foi dado pela professora Andréa, como tema do trabalho falar sobre fungos.
Temos na natureza diferentes tipos de fungos, podemos dizer que eles são uma formade vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição, temos também os que são utilizados para alimento e até chegam a ser nutritivos, e também aqueles dos quais se podem extrairsubstâncias para a elaboração de medicamentos.
Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, elesforam diferenciados das plantas.
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis.
Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos (são estruturas constituídas basicamente por células meristemáticas(caracterizam-se pela intensa divisão celular que apresentam, pelo tamanho reduzido de suas células) que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta, geneticamente idêntica à planta de origem (clones) e fragmentos de hifa.
Os fungos não possuem clorofila, como nas plantas, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprioalimento. Eles soltam ao seu redor uma substância chamada exoenzima, que é praticamente igual à uma enzima digestiva. Essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente, e então o fungo absorve o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas.
Com base nisto, falaremos sobre os fungos:
- comestível : Boletus edulis
- venenoso: Amanita muscaria
- microscópico; na alimentação :Nos medicamentos :













Apresentação
Boletus Edulis

O Boletus edulis, conhecido por "Cepe de Bordéus" na França ou como Funghi Porcini (que vem do plural do seu nome italiano Porcino), Rei Boletus, Rei dos Cogumelos.
É um cogumelo muito conhecido principalmente na Europa, que é de onde se origina, desenvolve-se em 95% da Itália. A França aindaé o maior consumidor destes cogumelos, de qualidade superior, que são menores, e a Itália o maior consumidor destes cogumelos de segunda qualidade, ou maiores. Também é encontrado na América do Norte, e geralmente é mais colorido que outras espécies, das praticamente 100 espécies encontradas lá, 80 estão na Costa Oeste.
Raramente ele não é apreciado, tem um sabor bastante atenuado...
tracking img