Fungos no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EL SHADAI



FUNGOS NO AMBIENTE DE TRABALHO



Alagoinhas-BA
2012



Alunos:

* Adriana Filgueiras
* Ana Cristina
* Helena Cerqueira
* Helen Cristina
*Jamile Nascimento
* Línike Macel


Alagoinhas-BA
2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
4- OBEJTIVOS
5- HIPÓTESE
6- REFERENCIAL TEORICO
7- METODOLOGIA
8- CRONOGRAMA
9- CONSTRUÇÃODOS DADOS ANALISE
10- CONSIDERAÇÕES FINAIS
11- A ANALISE
12- BIBLIOGRAFIA
13- ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos nomundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.
Os fungos já foram classificados como vegetais e também como protistas. Atualmente são agrupados num reino à parte, chamado o reino Fungi. Este grupo inclui organismos diversos, que vivem em quase todos os ambientesterrestres e apresentam uma grande variação de formas e tamanhos (BRITES, 2012).
Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos.
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matériaorgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetal e são chamadas de saprófagas (BRITES, 2012).
Na fabricação do pão são utilizadas as leveduras (Saccharomycescerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qualproduzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho (BRITES, 2012).
Dentre as varias doenças ocupacionais causadas por fungos a que mais se enquadra ao trabalho proposto é a micose nas unhas, uma vez que os trabalhadores que atuam em lanchonetes epanificadoras trabalham muito com as mãos.

2. JUSTIFICATIVA


O tema que fala sobre a segurança no ambiente do trabalho foi levando em conta a qualidade da saúde do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Devendo ser considerada como extrema importância, a integridade física e psicológica de todos os trabalhadores, em que coloca em risco sua própria vida, exposta a doenças. Visto queestará abordando que os riscos biológicos ocupacionais são os que derivam do contato dos trabalhadores com vegetais, animais ou seus produtos ou excreções durante as atividades laborais, podendo evoluir para processos infecciosos, tóxicos ou alérgicos, uma vez que asinfecções podem ser agudas ou crônicas e serem provocadas pelos mais diferentes organismos vivos:, como por exemplo, bactérias,vírus, fungos ou parasitas, como certos protozoários, helmínteos e artrópodes. Sendo que para a empresa os funcionários que adquirirem doenças causadas por fungos geram uma vida reduzida, tendo a empresa problemas futuro com seu funcionário.

3. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O ambiente de trabalho precisava ser mais ventilado e estruturado para uma melhor forma de armazenar os alimentos de forma...
tracking img