Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Murialdo

TRABALHO DE BIOLOGIA
Transgênicos- DNA recombinante

Aluna: Rafaela Gomes Borges
Professora Tanise Bertolin
23 de abril de 2012
Introdução

Neste trabalho vou falar sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, que são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético.

Atualmente é comum lerou ouvir as expressões "alimento modificado geneticamente", "manipulação genética" e "transgênicos", que vêm causando muitas dúvidas, divergências de opiniões e gerando enormes polêmicas entre as comunidades científicas, órgãos governamentais e ambientalistas.
Transgênia é a inserção, no genoma de um organismo receptor, através de técnicas de Engenharia Genética, de um ou mais genes obtidos deindivíduos diferentes, que podem ser da mesma espécie do indivíduo receptor, ou de espécie diferente.
Organismos geneticamente modificados (OGM) são plantas, animais ou microorganismos que sofrem alteração genética através da técnica do DNA recombinante. 

Há mais de trinta anos, os cientistas são capazes de desenvolver organismos que carregam em sua carga genética genes modificados ou oriundosde organismos de outras espécies. Isso só é possível graças a alguns conhecimentos prévios, relacionados, sobretudo, à estrutura do DNA.
A engenharia genética - ramo da ciência que estuda os genomas dos seres vivos - desenvolve técnicas que permitem a inserção de genes de espécies diferentes em indivíduos aos quais se deseja alterar características impróprias para determinadas finalidades.
Ouseja, são chamados de trangenicos, os organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original.
 A Transgenia vem sendo aplicada nas atividades agrícolas para viabilizar o cultivo de espécies vegetais mais adaptadas às necessidadeshumanas, como resistência à seca, incidência de pragas, adaptação a determinadas regiões, entre outras.
O Brasil possui legislação específica para tratar da produção de transgênicos e da sua liberação no meio ambiente. A Lei 8.974/95 fez criar a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) como entidade responsável pela elaboração das instruções normativas relativas aos transgênicos. Dessaforma, muitas variedades transgênicas já foram desenvolvidas por empresas públicas e pela iniciativa privada, como: soja, cana-de-açúcar resistentes ao glifosato, batata, mamão e feijão resistente a vírus
Esta técnica tem ,então, as seguintes aplicações:
-Estudo da estrutura dos genes;
-Terapia génica;
-Melhoramento animal e vegetal;
- Criação de modelos animais;
-Obtenção de grandesquantidades de proteínas raras;
A engenharia genética tem sido determinante na fabricação de proteínas preciosas para o tratamento de doenças humanas e para a criação de vacinas. As bactérias que transportam um gene clonado tem a capacidade de multiplicar a sequencia de DNA, bem como produzir a proteína que o gene codifica. Neste sentido, podem ser utilizados como verdadeiras industrias de proteínashumanas. A vacina, a insulina, a hormona de crescimento o teste da SIDA são alguns exemplos deste tipo de tecnologia.
A transformação genética em vegetais só foi possível a partir do desenvolvimento das técnicas de cultura de tecido vegetais. Essas técnicas possibilitam a obtenção (regeneração) de uma planta a partir de uma única célula vegetal. Por meio das diferentes técnicas é possívelintroduzir uma seqüência de DNA (gene) em uma célula e então regenerar uma planta transgênica a partir dessa célula transformada.

Vantagens da transgenia:
* Tolerância a Herbicidas- Aumento da produtividade:
As plantas podem ser modificadas de modo a terem em seu DNA um gene que lhe confira resistência a produtos químicos como os pesticidas e os incetisidas. Com isso os agricultores vão poder...
tracking img