FORDISMO

2520 palavras 11 páginas
QUINTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2007
Artigo-Fordismo
turmahistoria.blogspot.com/2007/05/fordismo.html

Observamos que em nossa sociedade houve “evoluções” no modo de produção. Essa evolução inicia-se com o fordismo, este tem como objetivo o aumento da produtividade através do controle dos movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção executando tarefas em menor tempo possível, em seguida surge o taylorislo que seria uma aprimoração do fordismo, logo depois com o toyotismo, um novo modelo de gerenciamento do processo de trabalho que é visivelmente diferente dos outros, pois os trabalhadores são especialistas multifuncionais sendo considerado um modelo adaptado as sistema produtivo flexível, onde não há separação entre a direção ( que pensa) e o operário ( que executa).
Em nossa sociedade atual o sistema de produção que sofreu várias transformações, onde prevalece a flexibilidade ea instabilidade do emprego, gerando altos lucros para os capitalistas, pois estes não precisam se preocupar com garantia e/ ou estabilidade aos trabalhadores. Com isso o desemprego e o trabalho informal crescem, pois a tecnologia vêm ocupando espaço e tomando o lugar dos trabalhadores não especializados. Assim resta um pequeno número de pessoas especializadas para o mercado de trabalho.
Depois de realizar esse levantamento podemos fazer uma analise crítica e reflexiva em relação aos modos de produção observados.
Como já vimos, o modelo do fordismo humilha e massacra os trabalhadores transformando-os em meras máquinas humanas que não pensam ao agir, realizando trabalhos mecânicos cronometrados e repetitivos, levando esse trabalhador ao exercício do trabalho alienado.
O fordismo surge em meados dos anos 70, porém este fenômeno é visível nos dias de hoje, pois cada vez mais vêm aumentando o número de trabalhadores informais que realizam suas atividades “produtivas” para prover o seu sustento e se sua família. Assim fazem o trabalho no mesmo modelo do fordismo, pois precisa elevar

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas