Disco ceramex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filtro a disco consiste em um tambor rotativo horizontal que gira lentamente.Sua superfície cilíndrica é construída com chapa metálica e dividida em diversas secções que podem chegar a 15 nas máquinas maiores, cada um composto de setores que são juntados para dar forma ao disco. Os setores têm nervuras para a garganta e são projetados para uma taxa de drenagem de capacidade elevada.  Os filtrosrotativos podem operar tanto como filtro rotativo a vácuo quanto como filtro rotativo pressurizado.
Durante a operação, cada setor submerge e um bolo é formado na face dos discos. Emergindo então à zona de secagem, o líquido é drenado para um tambor central e de lá, através de uma válvula, para o receptor de vácuo. A válvula com sua ponte ajusta o sincronismo, de modo que quando um setor sai dazona de secagem na ponte de separação é aplicado um sopro pressurizado, ou a baixa pressão, o bolo. As lâminas do raspador nos lados de cada disco, guiam o bolo às rampas de descarga, que são posicionadas entre discos adjacentes e devem ser bastante largas, para evitar sua obstrução pelo queda do bolo. Um agitador de pás, situado no fundo do tanque, mantém em suspensão a polpa, que, na maioria dasaplicações metalúrgicas contém sólidos de massa específica elevada, são de decantação rápida e abrasivos.
Os principais componentes de um filtro de discos são:
Os setores dos discos, que podem ser feitos de metal, de madeira especial, ou moldados por injeção em polipropileno.
Um tambor suportado no centro pelos rolamentos principais e que abriga os condutos de passagem do filtrado. Os setoressão unidos ao tambor através de conexões seladas por anéis circulares, em um número igual ao número de setores do disco.
Uma válvula com pontes e os compartimentos internos para o formulário e seca sob o vácuo e endurece a descarga. A maioria dos filtros de discos são conectados a apenas uma válvula, entretanto, freqüentemente são montados com uma válvula em cada extremidade quando a cargahidráulica é muito elevada.
Um agitador com pás que são posicionadas entre os discos e suficientemente distante para não interferir com o bolo em formação.
Um tanque que, em seu lado da descarga, tem compartimentos separados para a pasta dos discos e rampas de descarga para o bolo que cai ao se partir. Quando os sólidos são de natureza abrasiva, é aconselhável recobrir a parte inferior do tanque, queabriga o agitador, com borracha.
Duas lâminas para descarga do bolo, em ambos os lados de cada disco, são suspensas por uma armação montada no tanque, e que servem para deflexionar e guiar o bolo às rampas da descarga. Em filtros de diâmetro grande as lâminas são do tipo em balanço, flutuando para manter o bolo afastado do disco e assim permitir o balanço de giro dos discos.
Uma calha para oexcesso, que se estende através de todo o comprimento do tanque e assegura a total submergência dos setores na zona da formação do bolo, tendo em vista que a exposição de um setor na posição 6 horas, causará a perda imediata do vácuo.
 A seqüência de operação de um filtro de discos é, à exceção do lavagem, similar à do Filtro de Tambor.
O vácuo começa quando o setor está inteiramente submerso napasta e a porta do tambor rotativo passa a ponte da zona inoperante. 
A torta forma-se até que a extremidade principal do setor emerge da suspensão, e a secagem começa. 
O setor continua secando o bolo sob vácuo, até a porta no tambor giratório cobrir completamente a ponte na válvula que separa o vácuo dos compartimentos de sopro. 
A porta no tambor passa a ponte e abre, para o sopro de arconstante a baixa pressão, ou sopro repentino, e o bolo cai na calha de descarga. 
Uma vez que a porta do barril passa na válvula de abertura do sopro, o setor entra numa zona morta que continua até que o porto abre o vácuo, com o setor completamente submerso.

 Manutenção

Os Filtros de Discos se sujeitam a desgaste elevado, devido à presença de sólidos abrasivos nas suspensões processadas....
tracking img