Trabalho fibra de acetato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O acetato de celulose é um éster produzido pela reação da celulose, extraída e purificada da polpa de madeira, com anidrido acético e ácido acético, na presença de ácidosulfúrico (catalisador). O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas (normalmente com 2radicais acetato para cada unidade fundamental da celulose).
É usada na indústria têxtil (celanese) e já teve amplo uso para fabricação de filmes fotográficos, mas tem sidosubstituída pelo nylon, pois com o tempo se oxida e libera ácido acético, inutilizando o filme. Também é usada para produção de filtros de grande absorção, como filtros de cigarro,no fabrico de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outras produtos.
Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria textil, é sua solubilidade em acetonae termoplasticidade. Também é hipoalergênica e resistente a mofo, podendo ser lavada a seco.
acetato de celulose

O acetato de celulose consiste numa fibra que se obtém apartir da pelugem ou línteres do algodão e também da celulose de madeira, tratados com uma mistura de ácido e anidridos acéticos originando um produto acetilado nãosaponificado (triacetato de celulose, acetato primário) ou parcialmente saponificado (2,5-acetato, acetato secundário).
A partir de soluções destes produtos fiam-se fibras sem fim,fibras cortadas e fibras ocas, entre outros tipos especiais.
A fibra de acetato de celulose quando pura é utilizada na indústria têxtil, quando misturada com outros tipos de fibrasé utilizada com fins técnicos ou para fazer filtros de cigarros.
Quando é utilizada pura recebe o nome de acetato de rayona, sendo múltiplas as designações comerciais.
tracking img