Fibras texteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Lã

- O que é a Lã?
A lã é uma fibra natural animal que é retirado da pelagem de animais, como ovelhas, lhamas, alpacas, cabras, carneiros, entre outras.
- Como surgiu a lã?

A lã é a uma das mais antigas fibras naturais animais, sua utilização surgiu na Idade da Pedra com o homem, pois este se alimentava da carne de carneiro e posteriormente começou a utilizar a lã do carneirocomo proteção contra o frio. Na antiguidade os tecidos de lã foram utilizados pela maioria dos povos.
- Alguns locais onde foram encontrados os primeiros fragmentos de lã:
- Turquia ->
Nas planícies da Anatólia a lã já era tecida a 7 mil anos antes de nossa era. Nesta região foram encontrados alguns fragmentes de lã tecida.
- Mesopotâmia (Oriente Médio) ->
Foram encontrados mais vestígiosde fragmentos de lã, com data de 1000 a.C. a 4000 a.C.
- Egito ->
A lã não era tão utilizada no Egito, pois eles a viam como um material sujo para vestir, assim, eles a utilizavam nas tapeçarias com base de linho.
Porém, a partir do século VII a lã passou a ser considerada a segunda matéria-prima em importância na fabricação de tecidos, depois do linho.  Assim a lã era produzida no alto emédio Egito. O Médio era conhecido por seus produtos de lã em razão ao grande número de carneiros existentes entre as tribos árabes.
Ocidente ->
As lãs mais antigas datam de 2900 a.C. e foram descobertas em Clairvaux-les-lacs, na França, próximo à fronteira com a Suíça.

 Andes da América do Sul ->
Durante a época pré-colombiana, os ameríndios produziam tecidos com grandes largurastecendo a fina lã de vicunha. 
Características positivas:
Sua função de aquecer no inverno é excelente, oferecendo bom isolamento térmico, inclusive quando está molhada.
Características negativas:
Tecido pesado e volumoso comparado com os outros, portanto em calor ou utilização de mochila nas costas é um problema.
Aplicação:
Utilizáveis em tapetes, vestuários em geral,cobertores, pantufas, linhasde crochê, boinas, polimento de automóveis e rolo para pinturas.
Curiosidade:
Lã é uma fibra natural composta principalmente por proteínas (cerca de 97%) e lipídios (cerca de 1%), sendo um abstrato ideal para enzimas como proteases e lipases.
   

Linho - é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas. Abrange um certo número de subespécies,integradas por botânicos com o nome de Linum usitatissimum.Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e de uma substância lenhosa. Produz sementes oleaginosas e a sua farinha é utilizada para cataplasmas de papas, usada para fins medicinais.A preparação das fibras do linho para o uso têxtil consiste na formam a estopa de separaçãodas fibras lenhosas e das fibras têxteis. Esta operação é feita por processos diferentes conforme as regiões. No processo mecânico destacam-se mesmo fibrilas dos feixes paralelos de filaça. Estas fibras curtas, desordenadas, espadelagem. As fibras longas, paralelas, têm o nome de linho espadelado, enquanto as fibras curtas são chamadas de estopa espadelada. A última etapa de todo o processo é aassedagem, que consiste na separação das fibras longas, do linho, da estopa, que são mais curtas. A assedagem provoca mais um desmanchamento e uma purificação das fibras paralelas. Essa operação é feita manualmente pelo restelo ou na respectiva máquina, chamada espadela.   A finalidade da assedagem é desmanchar mais os feixes de filaça por meio de agulhas, e deixá-los mais finos. Durante estetrabalho, fibras curtas são removidas mediante a penteagem (estopa de assedagem). É mais fina que a estopa de espadelagem. A fibra longa assedada tem o nome de linho assedado. Pode ser fiada mais fina que a estopa de espadelagem e de assedagem, e os fios apresentam maior resistência.  Sisal- O sisal (Agave Agavaceae) é uma planta utilizada para fins comerciais.utiliza-se principalmente a fibra das...
tracking img