Sofistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Sofistas.
1. Coisas humanas (homem)
No século V eles percebem que estão muito mais preocupados com as coisas do que com eles mesmos. Então surgem os Sofistas para mudar esta ideia no qualtrazia o centro da atenção para si mesmo.

2. Contradição de ideia.
Eles usavam técnicas para defender seus pensamentos de forma que convenceria os seus ouvintes de que esse pensamento era verdadeiro.3. Discurso (oratória e retórica)
Os Sofistas tinham varias características importantes para um discurso ser bom, a oratória e a retórica, que corresponde a beleza na fala e a arte de persuadiro ouvinte.

4. Relativismo (verdade relativa)
O filósofo grego Protágoras disse que o “homem é a medida de todas as coisas”. Isso significa que o que pode ser verdade para mim, pode não serverdade para o outro, depende de você analisar o que é verdade para você.

5. Participação Democrática (cidadania)
A educação é a preparação para a cidadania. Assim, a necessidade de teorizar sobre aeducação nasce do conflito entre os que se consideram filósofos, vinculados à aristocracia ou aos sofistas.

6. Convencionalismo (prevalecimento das palavras)
Acreditavam ser possível defender doisargumentos contraditórios e incentivavam os seus alunos a defenderem o mais fraco. A retórica foi um instrumento de poder na democracia ateniense e, desde muito cedo.


7. Especialista na arte dodiscurso
Os sofistas reconheceram que mais importante do que um conteúdo de um discurso é o uso que se faz das palavras, de forma a convencer os ouvintes. Neste sentido, a verdade dos discursos é averdade que serve o homem concreto. É a verdade relativa.
8. Arbitrariedade das leis

9. Disputas e elocuções públicas (auditórios)

10. Contemporâneos a Sócrates

11. Século de Péricles(apogeu grego)

12. Oposição ao naturalismo (nomos x physis)
Eles eram contrario ao naturalismo, pois a lei (nomos) seria responsável pela libertação humana dos laços da barbárie. Isso porque...
tracking img