Estudo de fibras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACETATO CA – LYOCELL CLY – LATEX LA

FIBRAS TEXTEIS:
Entende-se por fibra têxtil, todo elemento de origem natural, artificial ou sintético, constituído de macromoléculas lineares que apresentem alta proporção entre seus comprimentos e diâmetros, cujas características de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso tornem tal elemento apto às aplicações têxteis. É a unidade de matéria que podeser fiada (através do processo de fiação) e transformada em tecidos, malhas ou feltros (através do processo de tecelagem), ou seja, a fibra têxtil é a matéria-prima da indústria têxtil.
Existem propriedades que determinam as características das fibras têxteis, são elas: comprimento, resistência, coesão, flexibilidade, elasticidade, resiliência, absorção, umidade, condutibilidade de calor,sensibilidade ao calor, resistência à luz solar, brilho, resistência aos produtos químicos e resistência à microorganismos.
As fibras têxteis podem ser classificadas conforme a sua origem em naturais ou químicas.


FIBRAS TÊXTEIS NATURAIS: São todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza, necessitando apenas de algum processo físico para transformá-las em fios. Elas estãodivididas em ANIMAIS, VEGETAIS e MINERAIS. A seda e a lã, por exemplo, são de origem animal, enquanto o algodão, o linho e a juta são de origem vegetal. Existem várias fibras de uso mineral, entretanto, o amianto é a única fibra mineral com valor comercial, mas seu uso foi condenado por seu alto potencial cancerígeno.

FIBRAS TEXTEIS QUÍMICAS: Também chamadas de fibras não-naturais, são todas asfibras que não são retiradas prontas da natureza, formadas de macromoléculas lineares obtidas através de artifícios ou sínteses químicas. São também conhecidas como fibras manufaturadas, tecnofibras, fibras feitas pelo homem ou “man-made-fiber”. Elas estão dividas em ARTIFICIAIS e SINTÉTICAS:

FIBRAS SINTÉTICAS: São as fibras que não existem na natureza. O homem através de sínteses químicas as colocaem condições de uso, ou seja, são formadas por macromoléculas criadas (sintetizadas) pelo homem. Ex: Poliéster, Poliamida, Polipropileno, Acrílico, Elastano, etc.
FIBRAS ARTIFICIAIS: São as fibras que se apresentam na natureza numa forma não utilizável. O homem através de artifícios químicos as coloca em condições de uso. Ex: Acetato, lyocell e látex (objetos do presente trabalho).

ACETATO CAO acetato (CA) é uma fibra química artificial produzida através de processos químicos entre a celulose extraída e purificada da polpa de madeira com ácido acético e anidrino acético na presença de ácido sulfúrico. O produto desta reação é hidrolisado para remover o ácido sulfúrico e grupos sulfato e acetato, até adquirir as propriedades desejadas. Seu nome foi extraído a partir do ácidoutilizado em sua fabricação.
O primeiro fio de acetato foi criado na Alemanha em 1869, sendo que apenas no princípio do século XX, em 1905, os irmãos suíços Camille e Henri Dreyfus deram continuidade ao desenvolvimento da fibra. Em 1913 os irmãos conseguiram chegar a excelentes resultados em amostras de fios de filamento contínuo de acetato, sendo bruscamente interrompidos pela Primeira GuerraMundial. Somente em 1920 o acetato começou a ser fabricado, sendo que em 1924 os primeiros filamentos de acetato começaram a ser fiados comercialmente nos Estados Unidos, pela empresa Celanese Corporation.

O acetato possui vários nomes comerciais pelo mundo, tais como Acele, Avisco, Celanese, Chromspun e Estron.

O tecido produzido com fibras de acetato é muito macio e tem uma aparêncialuxuosa parecida com a seda, possuindo uma excelente maleabilidade e ótimo caimento. Pode ser tingido e estampado, absorve umidade facilmente e seca rapidamente. Uma de suas grandes vantagens, usada na indústria têxtil, é sua solubilidade em acetona e termoplasticidade. Também é hipoalergênico, resistente ao mofo, e pode ser lavado tanto normalmente quanto a seco.

O tecido de acetato é muito...
tracking img