Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. No Brasil atual, a religião que reúne o maior número de seguidores é o cristianismo. Que diferenças você percebe entre essa religião e a dos povos da Mesopotâmia?
Elabore um quadro comparativo especificando as diferenças e as semelhanças entre estas religiões.
Diferenças: Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepçãodestes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos e o cristianismo é dividido em duas partes o catolicismo e o protestantismo, é uma religião monoteísta, isto é, só acredita na existência de um Deus.
Semelhanças: As duas religiões acreditam e vida após a morte.
2. Em que sentido podemos dizer que o princípio de talião foi uma evolução no plano jurídico?

3. Citeexemplos que demonstram a influência da religião na arquitetura e nas demais artes egípcias.

A arte egípcia estava intimamente ligada à religião, por isso era bastante padronizada, não dando margens à criatividade ou à imaginação pessoal, pois a obra devia revelar um perfeito domínio das técnicas e não o estilo do artista.
Caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com otronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil.

4. A criação do Estado de Israel, além de permitir o retorno dos judeus à “Terra Prometida”, deu origem a um novo problema. Qual foi ele?
A guerra entre Israel e Palestina.

5. Os fenícios eram vizinhos dos hebreus na Antiguidade e tudo indica que, naquele tempo, não tinham grandes conflitos. Hoje, seusdescendentes históricos formam, respectivamente, os Estados do Líbano e de Israel. Como você descreve a atual relação entre eles?
Uma péssima relação, em 2006 houve uma guerra entre esses dois estados que trouxe um grande impacto financeiro para ambos.

6. Explique a relação entre a principal atividade econômica dos fenícios e o surgimento do alfabeto.
A principal atividade econômica dosfenícios era o comercio eles tiveram de inventar uma forma de fazer o controle de produtos estocados entre outras coisas como também resolver o problema de comunicação que era um entrave para quem queria anunciar seus produtos.

7. Elabore um quadro comparativo assinalando as semelhanças e as diferenças entre a organização política e social de Atenas e de Esparta.

Esparta Atenas
Polis da guerraPolis da educação
Fundada pelos dórios Fundada pelos jônios
Focavam na guerra Sobreviviam principalmente da agricultura
8. Faça uma pesquisa comparando a situação dos camponeses no Brasil atual e no Egito dos Faraós. Utilize a Constituição Brasileira de 1988 - que foi a primeira a reconhecer os direitos de previdência social para os trabalhadores rurais brasileiros - como apoio para sua pesquisa.Os egípcios não eram escravos; trabalhavam pelo bem comum da comunidade. Escravos eram apenas os prisioneiros de guerra ou os povos conquistados. Não existia acumulação de bens, por esse fato, não existia exploração igual a do capitalismo de hoje.

9. Recorrendo às informações das aulas, dos slides, de sua apostila e de seu caderno, trace uma linha do tempo para a civilização do Antigo Egito.Você acha que, num período histórico tão prolongado, a estrutura social e instituições culturais como a religião permaneceram sem sofrer alterações? Justifique sua resposta.

10. Caracterize as relações entre os camponeses e o Estado no Egito antigo.
O estado mandava, tanto através da violência como da ideologia política e religiosa e os camponeses obedeciam;
O estado era dono das terras,cobrava impostos dos camponeses esses impostos geralmente eram em forma de produtos da terra;
O estado comandava o trabalho das imensas obras de irrigação (canais, diques, açudes, etc.);
Os camponeses acreditavam que o faraó era um deus vivo e por isso merecia seu suor, sangue, lagrimas e até a vida para construir as enormes pirâmides.

11. Desde os tempos remotos da História, guerras foram...
tracking img