Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE
TEÓFILO OTONI – FAEESTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


Qualidade totale normas ISO



TEÓFILO OTONI 2011
Qualidade total e normasISO



Trabalho apresentado ao Professor(a) Fabio Lemes, na disciplina Administração da produção II no curso de Administração de Empresas, Pela Fundação Presidente Antônio Carlos - Teófilo Otoni.Por:
Cristiane Alves Cardoso

TEÓFILO OTONI
2012
Sistema de gestão da qualidade ISO
A versão brasileira da norma internacional ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão daQualidade de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critériospara implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas a certificação. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) dasérie ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos emseus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas a certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com oresto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação.
Asúltimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos...
tracking img