Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• •

Nas questões de 1 a 90, marque, em cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use o cartão de respostas, único documento válido para a correção da sua prova. Sempre que utilizadas, as siglas subseqüentes devem ser interpretadas com a significação associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituição Federal; STF = SupremoTribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justiça; CNJ = Conselho Nacional de Justiça; TJRJ = Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; TCE/RJ = Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; DF = Distrito Federal; CODJERJ = Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Rio de Janeiro; CNCGJ = Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.LÍNGUA PORTUGUESA
Texto para as questões de 1 a 6
1

QUESTÃO 4

4

7

10

13

Para se fazer uma revista de divulgação científica hoje, três diretrizes devem ser observadas. A primeira é o que queremos dizer e o que temos para dizer em uma revista. A segunda, se temos os meios humanos e financeiros para realizar o projeto. A terceira se refere à necessidade urgente de ampliar a“infra-estrutura” de conhecimentos necessários para que a educação encontre raízes profundas em nossa sociedade, nos laboratórios de pesquisa, na natureza e na história que vivemos. A divulgação científica, as informações e os conhecimentos que podemos oferecer à educação são elementos que contribuem para formar a opinião, a capacidade de crítica e de decisão dos diferentes setores da sociedade.Oferecer, por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
Ciência Hoje, jul./2002, p. 19 (com adaptações).

Com referência às estruturas lingüísticas, às idéias e aos modos e tipos textuais, assinale a opção correta com relação ao texto. A O período “Para se fazer uma revista de divulgação científica hoje,três diretrizes devem ser observadas” (R.1-2) topicaliza o conteúdo do primeiro parágrafo. B Após cada uma das expressões “A primeira” (R.2), “A segunda” (R.3) e “A terceira” (R.4), está implícita a expressão revista científica. C O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural “queremos” (R.2) e “temos” (R.3) é indicativo de que o texto se caracteriza pelo tratamento pessoal, subjetivo, doassunto. D No trecho “os conhecimentos que podemos oferecer à educação são elementos que contribuem para formar a opinião” (R.9-11), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo. E A opção pelo tempo verbal no presente mostra que o texto é narrativo-descritivo.
QUESTÃO 5

QUESTÃO 1

De acordo com as idéias do texto, fazer uma revista de divulgação científica hoje exige A muito empenho,devido às dificuldades a serem enfrentadas. B suporte financeiro previsto e recursos humanos preparados para a realização do projeto. C infra-estrutura de máquinas modernas e material de consumo de qualidade. D a ampliação das estratégias de marketing, de forma a garantir um público fiel. E o conhecimento das raízes profundas da educação nacional.
QUESTÃO 2

Assinale a opção em que a reescriturado período final está de acordo com a norma culta da língua portuguesa e mantém-se coerente com o restante do texto. A O oferecimento de dados e análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, é importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje. B Oferecer por exemplo, dados e análises da história da educação superior no Brasil é importante para equacionar osconflitos que a universidade vive hoje. C Oferecer dados e as análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo, é importante, para equacionar os conflitos o qual a universidade vive hoje. D O oferecimento de: dados e análises da história da educação superior no Brasil, por exemplo são importantes para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje. E Oferecer por exemplo...
tracking img