Jogos de pantomima em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JOGOS TEATRAIS

1.1 Definições de Jogos Teatrais
Usualmente jogos teatrais é um termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro) ou mesmo na forma de esporte ou de brincadeiras.
Em uma forma mais específica, Jogos Teatrais é a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos peladiretora teatral norte-americana Viola Spolin para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do ensino de teatro para iniciantes ou dentro da escola.
Toda a obra de Viola Spolin está editada no Brasil, pela Editora Perspectiva com tradução de Ingrid Koudela. Segundo Viola Spolin esta estrutura teatral foi desenvolvida a partir de pressupostos aprendidos em sua experiência com NevaBoyd, no trabalho social com imigrantes na cidade de Chicago.
Os jogos teatrais não são quaisquer jogos, são estruturas operacionais que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e de suas técnicas dentro da forma de jogos.
Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções que levam o jogador a desenvolver questões específicas da práticateatral. Sua base é a experiência prática de grupo e do ator, onde são fiscalizadas as possíveis experiências, que estão relacionadas vários de seus livros com as específicas instruções.
Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não esteja elaborada na mente do ator ou jogador.
Seu método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode aprender aatuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, afirmando que teatro não tem nada a ver com talento.
Os jogos teatrais são fortemente fundamentados nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht.

2. EXEMPLOS DE ALGUNS JOGOS TEATRAIS

2.1 Pantomima em Grupo

1. Espelho Circular
Encenação: Todos os atores ficam em circulo. Fingem estar olhando para um grande espelhocircular. Um ator é selecionado como pessoa; os outros são reflexos. Após cerca de 30 segundos, diga “Imóveis!”, e nomeie outra pessoa. Iniciando a partir de suas posições estáticas, os atores imitam então os gestos do novo líder.
Objetivo: Esse exercício auxilia na formação da concentração de grupo.

2. Em um Veículo
Encenação: Um grupo de cinco a seis atores faz a pantomima de estar em umveículo. Os atores podem representar a eles mesmos ou a personagens: idosos, jovens, de uma determinada profissão etc.
Exemplo: Os atores fazem a pantomima de estar andando de metrô. Três atores iniciam no palco; dois estão sentados e um está em pé, segurando em uma barra de apoio imaginária sobre a sua cabeça. Um dos atores sentados lê um jornal também imaginário. Todos se movem ao ritmo do movimento dovagão. O trem pára (os atores dão um ao outro um sinal planejado, tal como o leitor abaixar o jornal); um ator sai, entram outros dois e o trem parte.
Tempo de Preparação: 25 a 60 minutos, dependendo do grau de coordenação que o movimento deva ter.
Tempo de Interpretação: dois minutos.
Materiais de Palco: cadeiras.
Sugestões para conduzir a atividade: Como a atividade de aquecimento, osatores imaginam estar em e responder à ação dos seguintes veículos: limusine, trem, avião pequeno em uma tempestade, nave espacial, carruagem, carro de corrida, navio. É necessário um tempo de ensaio concentrado para aperfeiçoar o movimento de um passeio de montanha russa ou de um passeio de jipe por um caminho esburacado. Para asparadas e saídas, os atores devem planejar um sistema de sinais e ensaiar até que nada seja óbvio para o público. Incentive os atores a usar movimentos exagerados, maiores do que na vida real.

3. Ser um Aparelho Doméstico
Encenação: Produzindo os efeitos sonoros apropriados, de cinco a sete atores fazem juntos a pantomima de um aparelho doméstico grande. Um ator pode operar o aparelho....
tracking img