Trabalho do livro vidas secas de graciliano ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Saiba da biografia de Graciliano Ramos e defina o estilo desse autor.

2. De que forma o romance Vidas Secas pode ser considerado um retrato vivo social dos retirantes daquela época.

3. Traceum perfil da personagem Fabiano.

4. Interprete as duas afirmações: “Fabiano, você é um homem” e” Fabiano você é um bicho”.

5. O que se entende do comportamento de Fabiano e Sinhá Vitória aotratar de negócios. Como se destaca a indignação de Fabiano ao ser explorado pelo patrão?

6. O que o governo representa para Fabiano?

7. As condições subumanas nivelam as pessoas. Pense um poucosobre a obra e responda:
Por que Fabiano e Sinhá Vitória não deram nomes aos seus filhos.

8. Reflita sobre o início da obra Vidas Secas e analise por que a palavra vivente se repete várias vezes.9. Que características aproximam Vidas Secas de obras neo-realistas.

10. Uma personagem constantemente mencionada em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é seu Tomás da bolandeira. Homem letrado, étido como um exemplo de “sabedoria” por Fabiano, que muitas vezes o vê como modelo.
Em horas de maluqueira Fabiano desejava imitá-lo: dizia palavras difíceis, truncando tudo, e convencia-se de quemelhorava. Tolice. Via-se perfeitamente que um sujeito como ele não tinha nascido para falar certo.
Seu Tomás da bolandeira falava bem, estragava os olhos em cima de jornais e livros, mas não sabiamandar: pedia. Esquisitice um homem remediado ser cortês. Até o povo censurava aquelas maneiras. Mas todos obedeciam a ele. Ah! quem disse que não obedeciam?
a) Cite um episódio do romance em que ficaevidente a dificuldade de expressão de Fabiano, na presença de pessoas que julga superiores.
b) Como o episódio escolhido por você exemplifica a relação, percebida por Fabiano, entre um uso mais“difícil” da linguagem e o poder exercido por determinadas pessoas?
11. O capítulo “O Mundo Coberto de Penas”, do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, inicia-se com a seguinte descrição feita pelo...
tracking img