Trabalho de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Administração Científica

A administração cientifica é um modelo de administração que foi criada pelo americano Frederick Winslow Taylor (1856-1917) na segunda metade do século XIX. Estemodelo se baseia na aplicação do método cientifico na administração, com o intuito de garantir o melhor custo/benefício ao sistema produtivo.
Taylor deu inicio as suas experiências e estudos apartir do trabalho do operário. Para ele, a administração tinha que ser tratada como ciência e, sendo assim, Taylor passou a buscar um maior rendimento do operariado, que era desqualificado, já que em suaépoca, não havia interesse em qualificar o trabalhador.
Taylor analisou as organizações inicialmente por baixo, no nível de execução. Realizou um rigoroso trabalho de análise das tarefasindividuais dividindo os seus movimentos e processos de trabalho, especializando-os e racionalizando-os. E assim, percebeu que o operário médio produzia muito menos do que poderia produzir com os mesmosequipamentos disponíveis.
Observou também, que os operários sempre aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros. Esse procedimento gerava diferentesmaneiras para fazer a mesma tarefa em cada oficio e uma grande variedade de instrumentos para cada operação. Com isso havia diferença que conduzia para diferentes índices de produtividade. Assim Taylorconcluiu que deveriam ser os administradores, e não os operários a fixar a melhor maneira de realizar um trabalho.
Por consequência dessa observação, Taylor definiu funções para cada categoria: asatividades de execução para o operariado e planejamento e supervisão para administração. Essa substituição dos métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu onome de organização racional do trabalho (ORT).
Com a administração cientifica ,a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e consequentemente o desenho de cargos mais...
tracking img