Rhii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
Departamento de Administração
Professora: Marielza Barbosa, Msc.
Disciplina: Recursos Humanos II
Aluna: Karianne Jeanina Campêlo Barbos
Mariana Diniz Luna do Nascimento
Nelcia Camila Martins Porto







COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL – ESTUDO COM PROFESSORES DOSCURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (FACISA, UEPB, UFCG, UNESC) NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB.












Campina Grande

Novembro/ 2011

INTRODUÇÃO

Entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, tiveram início os estudos acerca do comprometimento organizacional, tema que vem tomando grandes proporções, ocasionando cada dia a busca pelo entendimento dosmotivos que levam o trabalhador a se comprometer com a organização bem como o entendimento ligado ao ritmo frenético de mudanças e influências na organização, seja através de processos produtivos, concorrentes ou tribulações.
Mudanças na composição da população, cultura e ambiente influenciam diretamente o ambiente interno da organização, o que permite a busca pelo alinhamento constante entreambiente interno e externo; gerando maior competitividade no mercado. Destarte, surge a valorização maior no contexto atual dentro de uma organização: o capital intelectual, destacado como fator primordial na geração de capacidades, qualidade e competência nas organizações; por afetar diretamente o desenvolvimento destas.
Neste sentido, ALBUQUERQUE (2002, citado por Basso; Antoni, 2009, p. 10)relata que foi grande o número de transformações pelas quais o departamento de pessoal - antes de nível operacional e de controle – passou até que alcançasse o nível estratégico; fato que o alinhou a este nível dentro da organização, principalmente no tocante ao comprometimento; fato que reflete no desempenho individual diretamente.
Alguns estudiosos da área relatam que colaboradores comprometidoscorroboram com a melhoria da qualidade interna da empresa, reduzem: custos, rodízio de funcionários em organizações, faltas e atrasos; e ainda, motiva a execução de mudanças.
Desta forma, o presente estudo buscará perquirir os níveis do comprometimento – afetivo, normativo, instrumental - inspirado no modelo tradicional de Meyer e Allen (1991), com algumas adaptações, objetivando verificar apresença dos componentes do comprometimento em professores universitários do departamento de Administração das seguintes instituições: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), União do Ensino Superior de Campina Grande (UNESC). Um segundo objetivo será o diagnóstico/ a identificação de fatores que possaminfluenciar no desempenho dos professores nas referidas instituições de ensino superior; ou seja, até que ponto o comprometimento organizacional gera benefícios ao tripé – professor, aluno, instituição.


REFERENCIAL TEÓRICO

Revisando artigos e literatura sobre o tema, verificou-se a diversificação de definições acerca do que vem a ser comprometimento organizacional, o que leva a uma gamamuito ampla e fragmentada de informações e conceitos. Destacamos palavras-chave que indicam conceito de comprometimento organizacional: engajar-se, agregar-se, dispor-se, envolver-se; entre outras, significando estar ligado, unido, correlacionado ao outro. Verificou-se ainda a existência de alteração da produtividade, positiva ou negativamente, conforme as tarefas no meio organizacional sejamrealizadas com maior ou menor eficácia e eficiência.

Desta forma, BASTOS, BRANDÃO e Pinho (1996, 1997, apud Botelho; Paiva, 2011, p. 1254) destacam que há ao menos três definições usuais para comprometimento: inicialmente, indicando a forma de comportamento relacionada a determinados alvos; a segunda descreve intenções, sentimentos e desejos; a terceira referindo-se à correlação entre conjuntos...
tracking img