Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Marx e Engels partem de uma crítica histórica, assinalando as várias formas de abuso social durante os séculos e coloca a burguesia moderna como nova classe tirana. Não abandona, entretanto, de alegar seu grande papel revolucionário, tendo aniquilado o poder monárquico e religioso apreciando a liberdade econômica bem competitiva e uma aparência monetária fria em prejuízo dasrelações pessoais e sociais, assim tratando o operário como uma simples peça de trabalho. Esta aparência ao lado com as soluções de aceleração de produção (tecnologia e divisão do trabalho) apaga todo encanto para o trabalhador, deixando-o completamente desmotivado e colaborando para a sua miserabilidade e coisificação. Além disso, considera o aumento de novas necessidades tecnológicas na indústria ede novas necessidades de consumo impostas ao mercado consumidor.
Asseguram sobre o proletariado: "Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência". O operário, adotando consciência de sua circunstância, tende a se preparar e lutar contra a exploração, e ao tomar ciência do assunto social e histórico onde está inserido, aponta seu objetivo de luta. Sua disposição é aindamaior, pois toma um jeito transnacional, já que a subjugação ao capital o excluiu de todo e qualquer nacionalismo. Outro ponto que regulariza a justiça na conquista do proletariado seria de que este, após vencida a luta de classes, não poderia regularizar seu poder sob forma de exploração, pois protege justamente o interesse da grande maior parte: a eliminação da propriedade (“Os proletários nada têmde seu para salvaguardar”).
O Manifesto Comunista faz um duro julgamento ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou de lado a lado com ele. Procura preparar o proletariado como classe social capaz de reverter sua difícil posição e apresenta os diversos tipos de pensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico.
Aexclusividade entre os proletários conscientes, assim sendo comunistas, segundo Marx e Engels, é de que visam à eliminação da propriedade privada e lutam com bases num informação histórica da organização social; são, portanto, revolucionários. Além disso, destaca que o comunismo não se abstém do poder de assimilação dos produtos sociais; apenas extingue o poder de abafar o trabalho alheio por meiodessa assimilação. Com o aumento do socialismo a separação em classes sociais apagar-se e o poder público abafaria sua atitude cruel, enfim seria instaurada uma sociedade comunista.
No terceiro capítulo, analisa e critica três tipos de socialismo. O socialismo reacionário, que seria uma forma de a elite conquistar a simpatia do povo e, mesmo tendo avaliado as grandes contrassensos da sociedade,olhava-as do ponto de vista burguês e buscava sustentar as relações de produção e de troca; o socialismo conservador, com seu caráter reformador e antirrevolucionário; e o socialismo utópico, que apesar de fazer um exame crítico da circunstância operária não se ampara em luta política, virando a sociedade comunista inatingível.
Resumo
Karl Marx e Friedrich Engels, obra Manifesto Comunista;publicado em Londres, em fevereiro de 1848, 68 paginas, versão para ebooksbrasil.com, edição Ridendo Castigat Mores. A obra mostra as varias formas de opressão social e a historia das lutas de classes que existiram ate nossos dias, em que a sociedade divide-se em duas classes opostas: a burguesia e o proletariado. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, nãosuplantou os velhos antagonismos de classe, tendo um grande papel revolucionário na historia, colocando no lugar novas classes, novas f ormas de luta e novas condições de opressão, tornando-se uma nova classe opressora. A antiga organização feudal da indústria já não podia satisfazer as necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados. O mercado ampliava-se cada vez mais, a procura de...
tracking img