Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Após leitura sobre Émile Durkheim no livro Manual de Sociologia, do autor Delson Ferreira, nota que o mesmo foi de essencial importância para a Sociologia, sendo um dos seus fundadores, tendo umcaráter metodológico, voltado para a investigação e a explicação do social, para ele a Sociologia deveria ser um recurso cientifico em busca de soluções para os desvios sociais, pois a sociedade passa porciclos vitais, ora está harmônica, ora está patológica, ou seja, tinha por finalidade ajudar a sociedade a encontrar os remédios para a vida social. Ele rejeita as interpretações biológicas oupsicológicas dos comportamentos dos indivíduos, focalizando sua análise no aspecto moral, nos determinantes sócios estruturais e na explicação de vida e dos problemas sociais, tendo como objeto de estudo osfatos sociais, definindo como todo e qualquer acontecimento social, fixo ou não fixo, sendo importante a para Sociologia estudar os fatos que se repetem (os fixos).
Nota-se que a sociedade passava porum período de transformações e acontecimentos marcantes, como a Revolução Industrial e Revolução Francesa, o vazio moral da III República, as questões políticas, sociais e econômicas, além dosconflitos e disputas decorrentes da oposição do capital e o trabalho e Durkheim defendia que os problemas sociais eram de natureza moral, e não de caráter econômico, como pensava os socialistas. Eledefendia que o principal objetivo da vida social é a harmonia, e o caminho para manter a mesma é através do resgaste dos valores morais, e do consenso social.
No que tange a relação indivíduo x sociedade,ele afirma que a sociedade é um conjunto de normas e regras, tendo como finalidade instruir o indivíduo a ter valores e referencias, pois quando ele nasce todo esse sistema já está montado e as coisasacontecem independentemente da sua vontade.
Mediante o texto acima, conclui-se que Durkheim faz da vida social um instrumento moral, que a sua preocupação era demonstrar que a sociologia se...
tracking img