Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

MARIA, de Araújo Sílvia; APARECIDA, Bridi Maria; LENZI, Motim Benilde. Sociologia, um olhar crítico. São Paulo: Contexto,2009.

Neste capítulo as autoras mostram o trabalho e seussentidos ao longo da história, à importância dele como condição para cidadania, a valorização a ética, a divisão do trabalho e a evolução das relações dos trabalhadores com o Estado, os sindicatos e asempresas. São feitas exposições sobre as teorias de Weber, Marx, Durkheim e Taylor.
O capítulo determinado para esta resenha, o trabalho para viver é o segundo do livro e esta subdividido em seteseções, que focalizam a importância do trabalho nas relações sociais, políticas e econômicas.
O trabalho é tratado como fonte de vida, produção de riquezas e também como fonte de desigualdade social edos vários problemas sociais, psicológicos ou biológicos que ele pode causar. O significado do trabalho se altera ao longo da historia, no passado o trabalho se limitava a reprodução da vida esubsistência própria e de seus senhores, no presente o trabalho incorpora valores aos meios de produção, ou seja, os bens produzidos têm trabalho incorporando e é comensurado.
As autoras afirmam que daantiguidade até a Idade moderna não havia sinais de exaltação ao trabalho, pois ele representava castigo e estava ligado a um estado de miséria e pobreza. Com as mudanças sociais, econômicas, políticas eculturais, no século XX, o trabalho passou a ser interpretado como uma atividade digna e dignificante, mas este processo foi lento e houve varias divergências no campo político e religioso. Nos anos 60o trabalho passou a ser sinônimo de cidadania, igualdade social e de direitos universais para participação do indivíduo na sociedade e na melhoria do nível da vida.
Com a crise econômica dos finsdo século XIX, surgiu à produção em massa fordista nos países industrializados, a produção cresceu e com ela o consumo. A produção em massa difunde-se em inúmeros setores, fundamentados nos...
tracking img