Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunidade

Ócio Exploração divisão Social

Capital

Professora:Flávia Farias

Em nossa sociedade, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e detrabalhadores



A organização das sociedades tribais permitia uma pequena quantidade de horas dedicadas ao trabalho,mas mesmo assim eram sociedades abastadas.

Os povos tribaistrabalhavam menos que nós,devido a forma como eles se relacionavam com a natureza.  *Para eles, a terra é o espaço em que vivem e tem valor cultural,pois dá aos humanos seus frutos  *Não há um“mundo do trabalho” nas sociedades tribais.


A palavra trabalho vem do latim tripallium, que significa instrumento de tortura.  Nas sociedades grega e romana era a mão-de-obra escravaque garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população.  Os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos.


Mudanças na estrutura do trabalho  Separação entrecasa e local de trabalho  Separação entre o trabalhador e seus instrumentos(operário)  Os comerciantes tornaram-se detentores do capital.




Cooperação simples e a manufaturaou cooperação avançada

Manutenção de hierarquia de produção artesanal entre o mestre e o aprendiz  O artesão ainda desenvolvia o processo produtivo, no entanto, estava a serviço dequem o financiava.


O trabalhador continuava a ser artesão mas não fazia tudo, do começo ao fim  *linha de montagem  *trabalho coletivo


A fábrica torna-se o espaço do trabalho O trabalho manual foi substituído pela máquina


As igrejas – defendiam a idéia de pecado para quem não trabalhasse  Os governantes – criaram leis e decretos que penalizavam quem nãotrabalhasse  Os empresários – estabeleceram disciplina rígida e horários  As escolas – passaram às crianças a idéia de que o trabalho era fundamental para a sociedade.


tracking img