Casa autosustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A casa auto-sustentável

A poluição, o aquecimento global fazem com que cada vez mais pessoas se preocupem com os efeitos que causamos na natureza e procurem formas diferentes para diminuir ao máximo a destruição do meio ambiente. Estamos nos tornando mais conscientes de nossos deveres e de que todas as nossas ações irão repercutir no futuro, quer dizer, no presente, pois já começamos asenti-las hoje. Esta preocupação está tão recorrente que até o cinema já abordou o assunto, como no filme de M. Night Shyamalan, “Fim dos Tempos”, que mostra claramente os efeitos nocivos das ações humanas na natureza.

E para que haja realmente uma mudança na mentalidade de todos nós, nada melhor do que começar com o básico, ou seja, com a nossa casa. O que cada um pode fazer para preservar omeio-ambiente de dentro de casa? Ou melhor, antes mesmo de habitar, como construir uma casa sustentável?

Segundo o Instituto para Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), a construção civil é o setor que mais consome matérias-primas e recursos naturais do planeta. O coordenador do Instituto, Marcio Augusto Araújo, diz que são lançados na atmosfera cerca de 9 toneladas de CO2. Tudo isso para aconstrução de uma casa popular de 40 a 50 m2. “Isso é um absurdo. Para se ter idéia, uma área de 1 hectare ( 10 mil m2) de mata atlântica absorve o equivalente a 3,85 toneladas de CO2 por ano” , revela.
Foto: Revista Casa e Construção


Mas o que é uma construção sustentável, afinal? É uma construção que se preocupa com o meio ambiente e a saúde, que associa edificar e habitar. Ou seja, aobra deve ter vida longa útil e usar somente materiais que, mesmo se houver demolição, não agridam o meio ambiente e que possam ser reciclados ou reutilizados.

Foto: Revista Casa e Construção

Casa feita com madeira retirada do próprio loteamento.
Os vidros e alguns revestimentos foram aproveitados
de uma antiga reforma
O projeto deve explorar toda a potencialidade do sol, a umidade, ovento, a vegetação, pois os recursos naturais geram bem-estar aos moradores, além de poupar água e petróleo, que são componentes não renováveis.

A água e a eficiência energética são também fatores de extrema importância em um imóvel ecológico.

Foto: Revista Casa e Construção

Ilustração de uma casa preparada para a reutilização de água

Segundo Marcio, como esse tipo de projeto ainda énovidade, o mercado não conta ainda com mão-de-obra especializada e desconhece tecnologias e materiais apropriados: “Devido a esses fatores, uma construção verde pode ficar até 30% mais cara do que uma obra convencional”, calcula.

É importante lembrar que há diferenças entre casas sustentáveis e ecológicas. Enquanto nas sustentáveis são permitidas construções urbanas, nas ecológicas o projetoprecisa se relacionar com o verde, necessariamente. Em ambos os casos, a tecnologia trabalha a favor da natureza, possibilitando a criação de materiais ecológicos e sistemas inteligentes. Como exemplo disto, podemos ressaltar o uso da água da chuva para a irrigação dos jardins, e o sol, para a energia da casa. Essas construções são chamadas de “green buildings”, pois empregam alta tecnologia parareduzir os impactos negativos causados no meio ambiente. Vale lembrar que esses empreendimentos são submetidos a protocolos internacionais de certificação que atestam seu desempenho.

Apesar de todas as melhoras e os esforços para preservar ao máximo a natureza, seria errado afirmar que exista uma casa 100% ecológica. Abrir mão de todos os materiais que são agressivos ao meio ambiente é extremamentedifícil. O arquiteto José Augusto Conceição diz que, mesmo em uma casa de madeira reflorestada, é inevitável usar o prego, que vem de uma fundição. Ele afirma ainda, que não basta ser apenas uma construção ecológica, mas que o seu morador também tem de colaborar: “Para se ter uma casa 100% correta do ponto de vista ecológico, o morador não poderia sequer chegar nela com um carro movido à...
tracking img