Logistica inversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística inversa

A logística inversa, conhecida também por reversível ou reversa[1], é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais,desde o ponto de consumo até ao local de origem.. Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: oretorno das garrafas (vasilhame),a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatrograndes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais;a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.

A logística inversa abordaa questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor riscoambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as politícas ambientais são temas de relevo na atualidade.

Emresumo, a logística inversa tem como objetivos planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz:

▪ O retorno ou a recuperação de produtos;
▪ A redução do consumode matérias-primas;
▪ A reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais;
▪ A deposição de resíduos;
▪ A reparação e refabricação de produtos;
Desta forma, o circuito da cadeia de abastecimento é fechadode uma forma completa, sendo o ciclo logístico completo

Como já foi referido anteriormente, a logística inversa aplica-se a todos os fluxos físicos inversos, isto é, do ponto de consumo até àorigem ou deposição em local seguro de embalagens, produtos em fim de vida, devoluções, etc, tendo as mais variadas áreas de aplicação, como, por exemplo: componentes para a indústria automotiva,...
tracking img