Logistica inversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I
1º Etapa - A Empresa






1.1. Histórico


Qualidade e Tradição em mais de um século.



Surgiu em 1895, em Schweinfurt, na Alemanha, a Fichtel & Sachs, fundada por Karl Fichtel e Ernst Sachs. Uma empresa que produzia rolamentos e cubos. Seus fundadores logo se deram conta das oportunidades e da revolução tecnológica queestavam por vir. O legendário Mercedes Silver em 1937, já rodava pela Europa com embreagens e amortecedores Sachs. Tendo a Saxomat como a primeira embreagem automática para veículos de passeio. Na incessante busca por melhores soluções, parcerias importantes foram enriquecendo a história da Sachs. Em 1987, a Mannesmann assume a organização. Em novembro de 2001, o sólido Grupo ZF Friedrichshafen, lídermundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, adquire o Grupo, reunindo numa só organização o que há de mais avançado em tecnologia automotiva. A organização passa a chamar-se ZF Sachs. Presente em 16 países, onde mantêm 21 unidades fabris, a ZF Sachs conta atualmente com mais de 10 mil funcionários.
No Brasil, a Sachs começou em 1953, originando-se da fusãodas empresas Amortex S.A e Borg & Beck, tornando-se a primeira fornecedora de embreagens para as recém-chegadas Ford e Volkswagen. Hoje, a ZF Sachs conta com unidades fabris em São Bernardo do Campo e Araraquara, ambas no estado de São Paulo. Detém o Centro de Desenvolvimento de Materiais de Fricção (revestimentos de embreagem), que atua como centro mundial de competência para todo o Grupo ZFSachs. A unidade brasileira é uma das poucas do mundo com tal autonomia.
Atualmente, a ZF Sachs Brasil fornece seus produtos para as principais montadoras, acumulando inúmeros prêmios outorgados pelas mesmas, além de certificados de qualidade emitidos por organizações de seriedade inquestionável. (fonte: SACHS, 2010)


1.2. Identificação da Empresa


1.2.1. Localização da planta visitadaCom uma localização privilegiada e escolhida estrategicamente em um dos maiores pólos industriais do Brasil, o Grande ABC, a empresa tem como visão a proximidade das montadoras e autopeças da região.
Endereço: Av. Piraporinha, 1000, Bairro Jordanópolis, São Bernardo do Campo, SP.


[pic]

Figura 01 – foto da vista superior da empresa
Fonte:google maps Sachs Brasil, 2010


Devido a sua ótima localização a empresa dispõe de facilidade de logística para transportar seus produtos bem como comprar peça.







1.2.2. Número de funcionários


No Brasil desde 1953 a empresa passou por inúmeras mudanças no seu quadro de funcionários que já teve por volta de 1100 colaboradores efetivos entre os anos de 1980 a 1995.Mas com a automação do sistema e a otimização no processo, com o aproveitamento melhor do tempo e espaço fabril, devido uma melhor qualificação do profissional acabou acarretando em uma diminuição do numero de funcionário, hoje com mais de 800 funcionários na unidade trabalhando em regime de 3 turnos, a empresa dispõem de funcionários cada vez mais qualificados. Em toda sua historia a empresavem buscando a cada dia aprimorar seu sistema produtivo.Tem também procurado manter sua liderança no mercado através de uma melhoria continua em seus processos.Investe pesado em manutenção tanto preventiva quanto preditiva.


1.2.3. Área disponível e construída


Com o aumento na demanda de carros e caminhão, a cada dia cresce a produção da empresa. Construída em uma área total doterreno 56.103 m2, área construída 40.024 m2, área disponível 16.079 m2, a empresa luta contra a falta de espaço.
Hoje por causa da urbanização do local sua área não pode mais ser expandida o que causa certa preocupação em seus proprietários que em breve terão de tomar medidas cabíveis para suportar a evolução do mercado.
Apostando em um layout “apertado”, porém funcional, a cada dia...
tracking img