Alcoolismo na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre Alcoolismo
Curso de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental
Faculdade Redentor
Turma Campos dos Goytacazes
2007


Aluno: Peterson Gonçalves Teixeira
Aluno: Rubens Azevedo Henriques de Souza

Alcoolismo – Dimensões epidemiológicas, socioculturais e clínicas



Introdução

O álcool é uma substância que acompanha a humanidade desde seus primórdios e sempreocupou um local privilegiado em todas as culturas, como elemento fundamental nos rituais religiosos, fonte de água não contaminada ou ainda presença constante nos momentos de comemoração e de confraternização, quando se brinda a todos e a tudo.Através da história, o álcool tem tido múltiplas funções, atuando como veículo de remédios, perfumes e poções mágicas e, principalmente, sendo o componenteessencial de bebidas que acompanham os ritos de alimentação dos povos. Faz parte do hábito diário de famílias em todo o mundo, servindo de alimento e de laço de comunhão entre as pessoas.
No entanto, à medida que as sociedades foram passando por transformações econômicas e sociais, que provocou as grandes concentrações urbanas, multiplicou enormemente a produção e a disponibilidade dasbebidas e reduziu de modo drástico os seus preços -, houve uma mudança profunda na maneira da sociedade e dos homens relacionarem-se com o álcool. É como se houvesse sido revelada a outra face da moeda. Ou seja, a mesma substância que irmana, comunga e alegra, também estimula a agressividade, a discórdia e a dor, rompendo laços de família, de amizade e de trabalho.
As bebidas alcoólicassão portadoras desta função ambígua: se de um lado são produtos transbordantes de significados - como o vinho no catolicismo ou na sofisticação da culinária e do comércio internacional, onde um produto alcoólico pode custar até milhares de dólares de outro, o uso exagerado dessas bebidas pode originar um grave transtorno de saúde pública mundial.
O uso de substâncias que modificam oestado psicológico tem ocorrido em todas as culturas conhecidas desde a Antigüidade. Em sociedades modernas, especialmente as ocidentais, o uso descontrolado destas substâncias tornou-se um dos principais problemas de saúde pública. Praticamente todos já tiveram algum tipo de contato com cafeína ou nicotina (cigarros) e a grande maioria já experimentou álcool e boa parte dos jovens já experimentoucanabinóis (maconha).
É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usada, prescrita ou ilícita (ilegais).
No entanto, não existe uma fronteira nítida entre o que seja um simples uso de drogas, um abuso ou mesmo umadependência severa pois tudo isto se desenvolve em um continuum. A droga vai assumindo um papel progressivamente mais importante na vida do usuário, suas atividades e seu círculo social vão ficando cada vez mais associados ao uso, surgindo, então, problemas de natureza familiar, sociais, legais, financeiros e físicos, entre outros causados pela droga.
O Alcoolismo é um grave problema de saúdepública. Embora seja bem estudada e seu quadro clínico seja bem estabelecido, muitas vezes o alcoolismo passa despercebido mesmo em avaliações psiquiátricas. Existem diversas formas de uso do álcool, que implicam em distintos níveis de risco e de gravidade no seu consumo e que evoluem como um continuum. Tais diferenças são frisadas no cotejamento entre os conceitos de uso nocivo e de dependência doálcool, que se revestem de muita importância na clínica, tanto na prevenção quanto no tratamento desse transtorno, que devem ser do conhecimento de todos os profissionais da área de saúde.
Segundo estatísticas americanas, indicam que o alcoolismo atinge 14% de sua população. No Brasil, estima-se que entre 10 a 20% da população sofra desse mal.

O Alcoolismo

O alcoolismo é o...
tracking img