Trabalho de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Algoritmo de roteamento

http://paginas.ucpel.tche.br/~pauloferreira/redes/rc_rede_roteamento_handout.pdf

Características desejáveis

Correção

O algoritmo de roteamento tem decalcular rotas corretas para todos os destinos, não pode falhar para nenhum e não pode indicar uma rota inexistente. Esta é uma característica evidente que deve ser, ainda, complementada peladerivação da melhor rota. Não basta que o algoritmo descubra uma rota para um destino, é necessário que ele descubra a melhor rota possível.

Simplicidade

O algoritmo de roteamentotem de ser eficiente sem sobrecarregar a máquina. Além disso, é importante que o administrador da rede possa entender como o algoritmo é executado.

Estabilidade

O algoritmo deroteamento tem de convergir rapidamente. Convergir é ficar em um estado correto. Por exemplo, quando acontece alguma modificação na topologia da rede, as tabelas de roteamento de alguns roteadoresapresentarão uma informação errada. No momento em que todos os roteadores da rede estiverem com suas tabelas certas, diz-se que o algoritmo convergiu. Quanto mais rápido for este processo,melhor.

Robustez

Uma vez que a rede entre em operação, deve permanecer assim durante anos, sem que ocorram falhas de todo o sistema. Durante este período, ocorrerão falhas isoladas dehardware e software e a topologia da rede modificar-se-á diversas vezes. O algoritmo de roteamento deve ser capaz de resolver estas modificações sem requerer uma reinicialização.Otimização

É possível estabelecer rotas ótimas sem levar em conta topologia ou tráfego

Equidade

O algoritmo não deve favorecer nodos (roteadores) em detrimento de outros.
- Distribuição decarga deve ser balanceada entre os nodos;- oportunidade de transmissão de pacotes deve ser = para todos os nodos (hosts).

HTTP://Tade.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2917
tracking img