Trabalho de quimica - lab01 eel4a (teste gasolina)

559 palavras 3 páginas
Teste de Teor Alcoólico presente na Gasolina

Objetivo:
Esse estudo tem como objetivo verificar separação de duas misturas liquida homogênea com a adição de uma nova mistura, assim, determinando o teor de álcool na gasolina.

Introdução:
A gasolina não é uma substancia pura, trata-se de uma substancia hidrocarboneto que é obtida através do processo químico destilação, da matéria prima petróleo. Em alguns países sua comercialização é feita de forma “pura”, em outros países ele tem uma adição de álcool anidro, que no Brasil, essa adição de álcool não pode ultrapassar de 23% da quantidade de gasolina, a fiscalização dessa mistura é feita pela agencia nacional do petróleo, que para verificação do teor de álcool na gasolina vendidas nos postos de revendas (consumidor final) e distribuidoras, utiliza método por amostragem utilizando reagentes químicos para a separação de fases. Metodologia:
Para analise desse experimento foi utilizado à separação de fases por diferentes polaridades, com a utilização de solventes polares as substancias polares se dissolvem melhor, o mesmo acontece para substâncias apolares quando em contato com solventes apolares. Aplicando-se o digo “semelhante dissolve semelhante”.

Matérias:
1) Pipeta Volumétrica;
2) Béquer 200 mL;
3) Proveta 10 mL;
4) Balão Volumétrico 500 mL;
Reagentes:
1) Água Destilada (H2O)
2) Álcool Etanol (C2H5OH)
3) Gasolina (C8H18)

Procedimento Experimental:
Adicionar uma amostra de gasolina comum (5 mL) + uma amostra de água destilada (5 mL), em uma proveta 10 mL com tampa, feche a proveta e misture os líquidos invertendo-a 5 vezes, deixe em repouso por 5 minutos e leia o volume de ambas as fases.

Resultados:
Segundo a Lei 10.203/01 de 2001 tanto a gasolina comum como a gasolina aditivada deve receber entre 20% a 24% de álcool etílico, em 2006 a resolução 35 da ANP fixou em 23% o percentual de mistura de álcool na gasolina, essa determinação já valendo a partir de 01 de maio de 2006.

Relacionados