Trabalho de quimica - lab01 eel4a (teste gasolina)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de Teor Alcoólico presente na Gasolina


Objetivo:
Esse estudo tem como objetivo verificar separação de duas misturas liquida homogênea com a adição de uma nova mistura, assim,determinando o teor de álcool na gasolina.

Introdução:
A gasolina não é uma substancia pura, trata-se de uma substancia hidrocarboneto que é obtida através do processo químico destilação, da matéria primapetróleo. Em alguns países sua comercialização é feita de forma “pura”, em outros países ele tem uma adição de álcool anidro, que no Brasil, essa adição de álcool não pode ultrapassar de 23% daquantidade de gasolina, a fiscalização dessa mistura é feita pela agencia nacional do petróleo, que para verificação do teor de álcool na gasolina vendidas nos postos de revendas (consumidor final) edistribuidoras, utiliza método por amostragem utilizando reagentes químicos para a separação de fases.

Metodologia:
Para analise desse experimento foi utilizado à separação de fases por diferentespolaridades, com a utilização de solventes polares as substancias polares se dissolvem melhor, o mesmo acontece para substâncias apolares quando em contato com solventes apolares. Aplicando-se o digo“semelhante dissolve semelhante”.

Matérias:
1) Pipeta Volumétrica;
2) Béquer 200 mL;
3) Proveta 10 mL;
4) Balão Volumétrico 500 mL;
Reagentes:
1) Água Destilada (H2O)
2) Álcool Etanol(C2H5OH)
3) Gasolina (C8H18)

Procedimento Experimental:
Adicionar uma amostra de gasolina comum (5 mL) + uma amostra de água destilada (5 mL), em uma proveta 10 mL com tampa, feche a proveta e mistureos líquidos invertendo-a 5 vezes, deixe em repouso por 5 minutos e leia o volume de ambas as fases.

Resultados:
Segundo a Lei 10.203/01 de 2001 tanto a gasolina comum como a gasolina aditivadadeve receber entre 20% a 24% de álcool etílico, em 2006 a resolução 35 da ANP fixou em 23% o percentual de mistura de álcool na gasolina, essa determinação já valendo a partir de 01 de maio de...
tracking img