Economia - elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

3.............................................Definição Elasticidade
4.............................................Elasticidade Preço da Demanda
5.............................................Fatores que Influenciam Elasticidade Preço da Demanda
Relação Entre Receita Total e Elasticidade – Preço Da Demanda
6............................................Definição Preço Cruzada daDemanda
7.............................................Definição Renda Demando do Bem “X”
8.............................................Definição Preço da Oferta do Bem “X”
9.............................................Referências Bibliográficas

DEFINIÇÃO ELASTICIDADE

Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável como, por exemplo, o preço de um produto, exerce sobreoutra variável como, por exemplo, a demanda. É sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis. Uma variável elástica responde bastante a pequenas mudanças de outras variáveis. Do mesmo modo, uma variável inelástica não responde a mudanças em outras variáveis. Portanto elasticidade mede a proporcionalidade existente entre as variações que ocorremnas quantidades e as variações provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes (ceteris paribus).

FORMULA:

E = Variação por cento na quantidade
Variação por cento em qualquer determinante da demanda

ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA

É a relação de preço de um produto, quanto maior é a demanda menor é o preço, e vice versa quanto menor é a demanda maior é opreço.
Se existe uma grande proposta (demanda) de compra o fabricante pode aumentar a quantidade de fabricação e reduzir o custo final, com isto pode trabalhar a margem de venda. 

FORMULA:

* Q é a quantidade procurada;
* P é o preço do bem.

FATORES QUE INFLUENCIAM – ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA

Há vários fatores que podem resultar na elasticidade do preço da demanda comocapital de cada família e quanto são significativos o peso do bem no orçamento do consumidor, mais sensível ele será as alterações no preço do bem. A demanda é proporcional à necessidade do produto, sua condição de projeção na mídia, o preço, a qualidade, a oferta e o consumo. 
Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilaçãono mercado.
Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo inversa a condição de muita oferta e pouca demanda. Hoje quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, pois pequenas variações em seu preço, para cima, o consumidor passe a adquirir seu substituto, provocando uma queda na demanda mais que proporcional à variação do preçodo bem.

RELAÇÃO ENTRE RECEITA TOTAL E ELASTICIDADE – PREÇO DA DEMANDA

Existe um determinado preço que maximiza a receita de vendas dos produtores. Aumentos nos preços no trecho em que a elasticidade preço de demanda é menor do que 1 tendem a aumentar a receita total de vendas, atingindo o ponto máximo quando a elasticidade preço da demanda é igual a 1. A partir do ponto em que ocorre umaumento do preço acima de 50 a receita total tende a se reduzir, resultado da elasticidade preço de demanda maior do que 1. A explicação para este fato se encontra na própria elasticidade preço da demanda. Como a receita aumenta com a elevação do preço até o patamar de50, conclui-se que a demanda é inelástica, ou seja, aumentos percentuais nos preços são maiores do que a queda percentual nas vendas.Já no ponto P = 50, a demanda tem elasticidade unitária, já que a variação percentual positiva nos preços é igual à variação percentual negativa na quantidade demandada. Por fim, a variação percentual no preço que leve a um patamar maior do que P = 50 fará com a RT caia, já a que a partir deste ponto a variação percentual negativa na quantidade demandada será maior do que a variação percentual...
tracking img