Trabalho de publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henrique Lupo

Nasceu em Strigo, na Itália aos 21/03/1877.

Era o quarto filho do casal Theodoro Lupo e Maria Aldegheri. Sua mãe faleceu em 29/01/1881, quando ainda era criança. Cinco anos depois, Theodoro casou-se com Rachela Zangelini.

Imigrantes Italianos, chegaram no Brasil em 1888. Em Araraquara se estabeleceram em 13 de maio, no momento que o país estava em uma nova era. Terminava aescravidão.

Em 1895, sete anos depois, a língua tinha sido aprendida com facilidade, a cidade continuava a crescer, rodeada pelos cafezais. Instalavam-se numa casa da Rua 2, onde fabricavam e restauravam jóias.

Seus pais faleceram em dezembro de 1895, vítimas de epidemia bucólica deixando 5 filhos.

Henrique Lupo casou-se em 28 de fevereiro de 1901 com Judith Bonini Lupo e desse matrimônionasceram 10 filhos: Rômulo, Rolando, Renata, Edda, Henriquetta, Aldo, Ione, Elvio, Wilton e Nereide.

Empresário, comerciante e fundador da fábrica Lupo, 1921 instalou algumas máquinas usadas em uma das salas de sua residência, dando início à fábrica de meias Lupo, que viria a ser a maior fábrica de meias da América do Sul, empregando um grande número de araraquarenses. O relógio da torre daRua 1, antiga fábrica, é um dos símbolos mais tradicionais da cidade, ponto de referência.

Uma grande família conduzindo a empresa que levou o nome de Araraquara ao país inteiro e ao mundo. Desde que partiram da Itália no século passado, são anos de história, ousadias, lances audaciosos e pioneirismo (tiveram a primeira bicicleta, os primeiros carros, a primeira vitrine iluminada, a primeiraloja com porta de aço.)

Henrique fazia parte da história da rua, da história da cidade e da história da industrialização no Brasil. Pertencia seguramente à origem de pioneiros da Indústria.
Faleceu com 86 anos, em 1° de agosto de 1963.

Em 28 de maio de 1971, foi inaugurada a escola SENAI “Henrique Lupo”. Um dos seus idealizadores, o saudoso Sr. Wilton Lupo, filho de Henrique Lupo, sempresensível às necessidades da cidade, ofereceu em doação, área de terra no bairro Quitandinha, para a construção da Escola.

O SENAI, em reconhecimento ao seu trabalho contínuo pela Morada do Sol, a cuja terra natal possuía grande amor e carinho, imediatamente deu o nome de seu pai ao estabelecimento.

Estes dois homens ilustres e extraordinários muito contribuíram para o desenvolvimento industrial emnossa cidade.

A história
A história teve início na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo, quando Henrique Lupo, filho de um relojoeiro italiano e que havia seguido o ofício do pai, procurava um novo empreendimento como uma alternativa mais rentável para sustentar seus dez filhos. Foi então, que no dia 21 de março de 1921, ele fundou a empresa, cujo nome fantasia era MeiasAraraquara, instalando a improvisada linha de produção artesanal na própria casa da família, com duas máquinas de costura na sala e o processo de tingimento das meias sendo realizado nos banheiros. Inicialmente a pequena empresa fabricava apenas meias masculinas. Rolando, filho de Henrique, foi o baluarte da técnica para a fábrica, porque, apenas seis anos depois da inauguração da empresa, em 1927,foi enviado para a Europa, em plena revolução industrial. Das visitas à aproximadamente 30 indústrias européias, Rolando trouxe novidades tecnológicas e a família Lupo passou a comprar fios importados para confecção das meias, fazendo com que seus produtos ganhassem mais qualidade.
Apesar da marca LUPO ter se tornado sinônimo de meias no Brasil, hoje em dia ela veste muito mais que milhões de pésno país e pelo mundo afora. Roupa íntima, tanto para mulheres como para homens e crianças, e também vestuário esportivo, já fazem parte de sua linha de produtos que continuam mantendo a preferência do consumidor brasileiro quando o quesito é conforto e design.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por modificações radicais no decorrer dos anos. No mês de dezembro de 2009, a...
tracking img