Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jerome Bruner
























































Biografia

Jerome Seymour Bruner (Nova Iorque, 1915) é um psicólogo estadunidense.Graduou-se na Universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte), em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge (Massachusetts), em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e temsido chamado o pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou o behaviorismo.
Ensinou e fez investigação, também, na New School for Social Research. Actualmente é professor na New York University. Possui doutoramentos “honoris causa” pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma, entre outras. É membro da Society for Research in Child Development e da American PsychologicalAssociation. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
Um aspecto relevante de sua teoria é que o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando, para isto, com umaestrutura cognitiva.A estrutura cognitiva (esquemas, modelos mentais) fornece significado e organização para as experiências e permite ao indivíduo "ir além da informação dada". A aprendizagem torna-se, então, um processo interno e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende.
Bruner pesquisou o trabalho de sala de aula e desenvolveu uma teoria da instrução,que sugere metas e meios para a ação do educador, baseada no estudo da cognição. Muito da teoria está ligado à pesquisa do desenvolvimento infantil (especialmente Jean Piaget).
Embora Bruner seja um psicólogo por formação e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reformacurricular, ocorrido, nos EUA, na década de 60.












Jean Piaget


























































Biografia

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel, na Suiça. Publicou seu primeiro trabalho sobre as observações de um pardal albino, que foi considerado o início dasua carreira cientifica.Na adolescência trabalhou no museu de história natural gratuitamente.
Frequentou a universidade de Neuchâtel onde estudou filosofia e biologia. Aos 22 anos de idade ele recebeu seu doutorado de biologia em 1918.
Após se formar, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, em 1919 mudou-se para França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório deAlfred Binet um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para criança. O ano de 1919 foi um marco em vida, Piaget iniciou seus estudos sobre desenvolvimento das habilidades cognitivas, seu conhecimento de biologia levou-o enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921,voltou a Suíça e tornou-se diretor deestudo do Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho da sua vida ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.
Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Chatenay com que tem três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Grande parte das teorias de Piaget foi baseada em estudose observações de seus filhos que realizou ao lado de sua esposa. Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, lecionou em diversas universidades europeias. Ele ainda fundou e dirigiu o Centro Internacional para epistemologia Genética, centrando-se no estudo do pensamento “logico magnético”, foi o único a lecionar na Universidade de Sorbonne.
Piaget faleceu em Genebra no...
tracking img