Principais rochas igneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Rochas Igneas



Granito

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais acessórios mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais.
A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/oumoscovite), anfíbolas (sobretudo horneblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina. Alguns desses constituintes podem estar ausentes em determinadas associações mineralógicas, anotando-se diversos outros minerais acessórios em proporções bem mais reduzidas. Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.
Os feldspatos (microclina, ortóclase eplagióclases), são os principais condicionantes do padrão cromático das rochas silicáticas, conferindo as colorações avermelhada, rosada e creme-acinzentada a estas rochas.
A cor negra variavelmente impregnada na matriz das rochas silicatadas, é conferida pelos minerais máficos (silicatos ferro-magnesianos), sobretudo anfíbolas (hornblenda) e micas (biotite), chamados vulgarmente de "carvão".
Nosgranitos mais claros, portanto com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos, o quartzo e o feldspato compõem normalmente entre 85% e 95% da rocha.
A textura das rochas silicatadas é determinada pela granulometria e hábito doscristais, sendo a estrutura definida pela distribuição desses cristais. Composição, textura e estrutura representam assim parâmetros de grande importância paracaracterização de granitos.
O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos.
O granito resulta da solidificação do magma a grandes profundidades (rochamagmática plutónica). As rochas que o envolvem, impedindo a libertação do calor, não permitem um rápido arrefecimento do magma, retardando a sua solidificação. Desta forma, os minerais que o constituem têm o tempo necessário para se desenvolver, apresentando-se assim, esta rocha, com uma textura granular em que os minerais constituintes são bem visíveis e identificáveis: o quartzo, os feldspatos(ortoclase, sanidina e microclina) e as micas (biotite e moscovite).

Riolito

Riolito é uma rocha vulcânica relativamente comum.Embora os dois tipos de rochas têm a mesma composição química, riolito é extrusiva e granito é intrusivo. Enquanto granito tem cristais que são geralmente fáceis de ver, em riolito os cristais são muitas vezes demasiado pequena para ver. Isto é devido ao arrefecimento maisrápido do lava riolito em comparação com o magma granito é mais lento de arrefecimento.
Em geral, o mais lento magma um arrefece o maior tamanho do cristal. Apesar de cristais em riolito são geralmente difíceis de ver, eles estão lá, mas como cristais microscópicos muitas vezes rodeado por uma matriz vítrea. Se a falha lava para formar cristais e é, essencialmente, todo o vidro, então é maiscorrectamente denominado um obisidiana.
Às vezes alguns cristais podem crescer o suficiente para ver e, em seguida, a textura é porfirítica chamada. Textura porfirítica significa que há cristais maiores rodeadas por uma matriz de grão fino ou vítreo. Às vezes, há são arredondados sphericules de quartzo ou feldspato na matriz. Se a rocha contém vários buracos ou vesículas, em seguida, o riolito échamado pedra-pomes.
Riolito é encontrado em arcos vulcânicos, onde rochas da crosta terrestre têm sido empurrada sob a crosta continental e fundidos em um isqueiro magma rico em sílica.Riolite contém sílica superior a 70% ou SiO2. Este alto teor de sílica dá a rocha sua cor luz geral, de baixa densidade e uma elevada viscosidade à lava. A viscosidade é uma medida de quão resistente a fluir um...
tracking img