Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 4
Psicologia Organizacional 5
Surgimento da Psicologia Organizacional 5
Psicologia Industrial 5
Psicologia Aplicada 6
O que é Administração? 6
A Psicologia Aplicada na Administração 7
Como usar os conhecimentos da Psicologia na Administração 8
Funções Básicas do Administrador 9
Como a Psicologia pode auxiliar o Administrador a executar suas Funções Básicas 10Uso da Psicologia na Administração 10
Conclusão 13
Referências 14

Introdução

“A psicologia organizacional é uma área da psicologia que atua sobre as organizações para atuar sobre os problemas ligados a gestão de recursos humanos. Tradicionalmente a psicologia organizacional está ligada a: cargos e salários, recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e analise de desempenho.”
Estetrabalho ira mostrar como podemos aplicar a psicologia organizacional na área administrativa de forma que a psicologia venha a contribuir para o administrador exercer suas funções, e conseguir atingir suas metas com maior eficácia.

Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presente nas organizações.Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados á gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
A psicologia esta ligada a empresa atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento ediagnóstico organizacional.

Surgimento da Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX, praticamente desde o inicio do campo da psicologia.
Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolverproblemas nas organizações, os primeiros trabalhos concentravam-se em questão de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional.

Psicologia Industrial

A Psicologia Industrial foi a primeira a forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, início no século XX, quando a Revolução Industrial já havia se consolidado e o Taylorismo começa a entrar em cena e a fornecerresultados positivos ao aumento de lucratividade das indústrias através de controle mais elaborados do processo produtivo e aumento da eficiência.
Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição.
Nesse início a psicóloga Industrial procurava medir limites de esforços dostrabalhadores, para assim criar quotas de produção: se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em teste e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade.
Psicologia Aplicada

A Psicologia Aplicada tem algumas finalidades dentre estas. Na indústria e no comercio, é utilizado para assegurar o aumento da produção pelaadaptação do homem ao trabalho e do trabalho ao homem.

O que é Administração?

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social queestuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar,; Fixar objetivos;
Analisar, conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos, tanto financeiros quanto tecnológicos e humanos.
Liderar, comunicando, Dirigindo e motivando as pessoas;
Negociar;
Tomar decisões;
Controlar,...
tracking img