Trabalho de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 
 

Cristiane Mafra de Freitas - RA: 305105
Edilson Mafra de Freitas - RA: 331798
 Karen Eliane Gomes - RA: 301642
Marciliana de Souza Silva- RA:301644
 
 
 
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – PRODUZIR UM QUADRO COMPARATIVO DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
 

 
 
  DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 
 
   
Prof.ª M.a Cristiane Vinholi de Brito
 

 

 
                                                                                             

                                      
     Sete Quedas / MS
2011
  [pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 
 
 
  
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – PRODUZIR UM QUADROCOMPARATIVO DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
 
 

 
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 
O presente Trabalho tem a finalidade de realizarmos um quadro comparativo das concepções de Piaget, Vygotsky e Wallon sobre criança,desenvolvimento, aprendizagem e a linguagem segunda a teoria de cada um. No qual nos proporcionará o desenvolvimento dascompetências e habilidades requeridas na atuação no mercado de trabalho. Foi realizado por alunos do pólo de Sete Quedas MS, UNIDERP Interativa, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem. Aplicada no terceiro semestre do Curso de pedagogia, nos dias de terça-feira e quinta-feira.

INTRODUÇÃO

As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino,exigindo, desta forma, que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valorize a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver o pensamento críticoreflexivo.
 
Neste trabalho sistematizaremos as concepções das teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky que falam sobre a criança, o desenvolvimento, a aprendizagem e a linguagem.
As teorias de Piaget, Vygostky e Wallon apresentam afinidades e divergências sobre determinados temas, mas comungam de uma visão interacionista de desenvolvimento.

Na teoria de Vygotsky veremos que ele apóia a concepção deum sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.

Na teoria de Piaget que foi Formado em Biologia, especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivospodem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe  também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, Para que ocorra uma adaptação ao seu ambiente, o indivíduo deverá equilibrar uma descoberta, uma ação com outras ações. A base do processo de equilibração está na assimilação e na acomodação, isto é, promove a reversibilidade do pensamento, é um processo ativo de auto-regulação.

Ea psicologia de Henri Wallon é considerada complexa, pois ele buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros. Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce demaneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.

 

 

QUADRO COMPARATIVO DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

|CONCEPÇÕES |
| |...
tracking img