Trabalho de oferta e demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Dentro do mercado econômico temos continuamente processos acontecendo em torno da compra e venda de bens de serviço.
Dois destes processos são nomeados de Oferta e Demanda, para que tais processos existam e se desenvolvam é necessário conhecer e analisar algumas variáveis que estão ligadas e influenciam tais processos.
O presente trabalho busca analisar tais variáveisempregando-as num exemplo real de mercado que mostrará de que forma tais processos se dão e que mecanismos são utilizados durante sua “manipulação”.

1 – LEI DE OFERTA E DEMANDA
Ivan Gorski afirma que:
A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores.
A ‘lei’ defende que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças,causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados. (Gorski, Ivan – Disponível em fonte: http://ivangorski.wordpress.com/2009/01/20/lei-da-oferta-e-demanda/)

Dentro do mercado econômico temos dois principais agentes: consumidosres X empresas. São ambos através de suas escolhas e práticas que determinaram a forma de como se dará as leis de oferta e demanda.
A seguir analisaremos cada um destesagentes separadamente, buscando entender o que motiva suas ações dentro do mercado.

2 – O QUE É LEI DE OFERTA?

Do ponto de vista das empresas temos a Lei de Oferta determinando suas ações.
A oferta, nada mais é do à quantidade de produto que será disponobilizado no mercado.
A oferta depende do preço, da quantidade, custo de produção e da matéria prima, da tecnologia utilizada nafabricação, da renda de seus consumidores, o preço dos bens concorrentes a este, entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços.

3 – O QUE É LEI DA DEMANDA?

Edson Canal Girardi diz que a demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado comoconsumo.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
- O gosto do consumidor;
- A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;
- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.

4 – EXEMPLO PRÁTICO DE OFERTA E DEMANDA

A seguiranalisaremos uma reportagem que mostra aumento na venda de carros no ano de 2010 e previsão de queda de índice para o ano de 2011. Dentro da perspectiva de aumento e baixa de demanda temos alguns fatores que influenciam a oferta:
Fenabrave confirma recorde histórico de venda de automóveis em 2010
O emplacamento de veículos no Brasil (automóveis, comerciais leves,caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários) cresceu 12,42% de janeiro a dezembro de 2010, anunciou nesta quarta-feira (5) a Fenabrave, entidade que representa os distribuidores do território nacional.

De acordo com a Fenabrave, foram vendidos e registrados 5.444.387 veículos em 2010, contra 4.842.736 emplacamentos de 2009, ano tido como marco até então. Apesar do fim dos benefíciosconcedidos pelo governo a compradores ao longo do ano, as vendas seguiram em alta nos últimos meses incentivadas pela oferta de crédito e financiamento, permitindo que praticamente todos os segmentos do setor registrassem altas consideráveis no período.

O principal segmento da indústria, o de carros de passeio e veículos comerciais leves (picapes, SUVs e similares), teve um total de 3.329.170unidades emplacadas em 2010, representando um crescimento de 10,63% na comparação com as 3.009.201 unidades registradas em 2009.

"O ponto positivo de 2010 foi a grande oferta de crédito para a compra de carros, o que ajudou no resultado", afirmou o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze. "Para 2011, a tendência é observar um crescimento maior no setor de veículos comerciais", complementou o...
tracking img