Trabalho - os choques das curvas de oferta e demanda na crise do petroleo de 1973

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Bacharelado em Engenharia Mecânica Coordenação de Mecânica Disciplina: Introdução a Economia Prof. Adriano de Carvalho ParanaíbaAluno: Leandro Felipe Ferreira |

OS CHOQUES DAS CURVAS DE OFERTA NA CRISE DO PETRÓLEO DE 1973

Goiânia, Dezembro de 2012
OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um breve histórico sobre a segunda crise dopetróleo, ocorrida em 1973, apresentar os choques das curvas de oferta x demanda x elasticidade durante esta crise, aonde o aumento do preço do petróleo chegou a mais de 70% (WIKIPEDIA, 2012) e analisar o cenário e os impactos criados a curto e longo prazo das curvas em questão.

HISTÓRICO DO PETRÓLEO E DA CRISE DE 1973

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolveelevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros  plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Após a SegundaGuerra Mundial, o movimento pela descolonização foi seguido pelo direito das nações disporem livremente dos próprios recursos naturais. Nesse contexto, os países do Golfo Pérsico passaram a manifestar o desejo de libertar-se das companhias petrolíferas ocidentais. Assim, em 1948, com o apoio dos Estados Unidos enquanto superpotência, obtiveram o fim do "acordo da Linha Vermelha".
Em 1960 osprincipais países exportadores de petróleo do mundo se reuniram e fundaram a OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) a fim de evitar a concorrência entre eles, controlando o mercado de petróleo em geral. Os países eram: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Líbia, Argélia, Venezuela, Equador, Nigéria e Gabão.
A OPEP é o maior exemplo de cartelexistente e por controlar o mercado de um produto tão importante ela exerce grande influência nas decisões comerciais pelo mundo. Até a sua criação o mercado do petróleo era dominado pelas chamadas “sete irmãs”, que eram empresas multinacionais de exploração e comercialização de petróleo que faziam um oligopólio impedindo que outras empresas do ramo explorassem e comercializasse o petróleo do OrienteMédio.
Israel com apoio bélico dos Estados Unidos passou a controlar Cisjordânia, Sinai e Colinas de Golã depois de massacrar as forças armadas árabes num conflito chamado de Guerra Dos Seis Dias. Em 1973 o Egito e a Síria organizaram um ataque surpresa contra Israel para recuperar o território perdido na Guerra anterior. Esse conflito ficou conhecido como Guerra do Yom Kipur.
A OPEP, que éformada em sua maioria por países árabes, numa medida retaliativa principalmente contra os E.U.A. interrompeu o fornecimento do produto para esse país, para o Japão e o continente europeu, o que acarretou num aumento absurdo do preço do barril de petróleo de 3 para 12 dólares em 3 meses pela falta de oferta. O impacto dessa crise foi avassalador em todo mundo inclusive no Brasil que importava 80% doseu consumo fazendo que a dívida externa crescesse vertiginosamente. Os países ricos acataram a decisão por receio de nacionalização das filiais das empresas de petróleo no Oriente Médio e de ataques terroristas em sedes ao redor do mundo.
No brasil, com a crise do petróleo em 1973, elevando o preço do barril, a economia do mundo inteiro se abalou e veio a necessidade de buscar alternativasenergéticas. Dentro deste panorama, pressionado pela falta de divisas para seu abastecimento de petróleo, o Brasil viu como opção de médio e longo prazo dinamizar a Petrobras, não só na prospecção, como também no refino. E, a curto, médio e longo prazo, a bioenergia extraída da Cana-de-Açúcar, com todas as facilidades do nosso ambiente climático propício e conhecimento tecnológico, visto que, desde a...
tracking img