ARCHANSKAÏA, E.; CREEL, J.; HUBERT, P. The nature of oil shocks and the global economy. Energy Policy, v. 42, p. 509-520, 2012

1183 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

ENE201 – Combustíveis Fósseis

ARCHANSKAÏA, E.; CREEL, J.; HUBERT, P. The nature of oil shocks and the global economy. Energy Policy, v. 42, p. 509-520, 2012.

Prof. Dr.
Prof. Dr

Aluno:

Santo André
25/03/2013
1. Problema Diversos autores buscaram esclarecer a forma como os choques no preço do petróleo no período de 1970 e 2006 influenciaram a macroeconomia mundial, porém sem atingir um consenso da real força por trás de tais choques.

2. Objetivo O trabalho tem o objetivo de determinar a natureza dos choques no preço do petróleo entre 1970 e 2006.

3. Justificativa A análise macroeconômica busca determinar o impacto que os choques no preço do petróleo têm na macroeconomia e o seu comportamento ao longo do tempo. Tais choques, entre os anos 1950 e 1970, tiveram grandes impactos negativos na economia de potências industrializadas, afetando-as ainda hoje, mesmo que de modo menos evidente. Determinar a força por trás de tais choques é fundamental para garantir que o melhor plano de ações seja tomado, uma vez que auxilia na distinção das expectativas relacionadas ao receio de redução de oferta futura e das expectativas geradas pelo crescimento intenso da demanda.

4. Metodologia Para atingir o objetivo proposto, os autores adotam uma rotina em duas etapas:
Método para computar a atividade econômica: relaciona métodos encontrados na literatura. Um deles diz que se deve considerar o transporte do óleo; outro defende que seja levada em consideração a produção industrial mundial. No presente trabalho, o método de atividade econômica global foi realizado especificamente para países que são consumidores líquidos do óleo, isto é, que consomem mais do que produzem. O índice desenvolvido considera a taxa de crescimento econômico do país através do PIB e sua respectiva participação no consumo de óleo ao longo do tempo.
Estratégia de identificação dos choques: baseia-se na simples premissa de que

Relacionados