Trabalho De Navega O Mar O 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 Universidade Anhembi Morumbi




Milhas Náuticas e as
Coordenadas geográficas
Navegação Aérea






Março/2012
UniVERSIDADES aNHEMBI MORUMBI
Milhas Náutica e as coordenadas geográficas
Navegação Aérea




São Paulo – SP Campus Morumbi


Universidade Anhembi Morumbi
Campus Morumbi
São Paulo - SP

Autores:



Milhas Náuticas e as
Coordenadas geográficas
NavegaçãoAérea


"A educação é aquilo que permanece depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."
Burrhus Frederic Skinner

Março/2012


Sumário

Navegação Aérea
A Terra e seu gradeado
Milhas Náuticas ou Marítima
Valores convencionais e variantes
Símbolo
Conversão para outras unidades
História
Unidades associadas
CoordenadasGeográficas
Conclusão
Referências bibliográficas





Navegação Aérea

A palavra navegação é de origem latina, “navis” significa embarcação, e “agere” significa locomover-se. Poderíamos definir navegação aérea como sendo a ciência que possibilita a um navegador conduzir uma aeronave no espaço, levando-a de um ponto a outro. Implicitamente verificamos que, pela definição, navegar implica em determinarconstantemente dois elementos fundamentais, quais sejam: Localização e Orientação.

A Terra e seu gradeado


A superfície terrestre é de forma irregular, com elevações e depressões, e também apresenta um achatamento nas regiões polares que ocasiona uma diferença entre os diâmetros medidos entre os pólos e no sentido perpendicular a este, num valor aproximado de 43 quilômetros. Mas para efeito denavegação consideramos a terra uma esfera perfeita.
Também é conhecido que a Terra gira em torno de um eixo imaginário (chamado polar ou terrestre) num movimento de rotação, realizado no sentido anti-horário, se considerarmos a visão do Pólo Norte. Na intersecção do eixo polar com a superfície terrestre chamamos de pólos geográficos ou verdadeiros. Temos o Pólo Norte Verdadeiro e o Pólo SulVerdadeiro. Dados estes elementos, verifica-se que o melhor modo de fabricar um gradeamento na superfície terrestre será por intermédio de círculos. Temos duas espécies de círculos que podem ser construídos numa esfera: Círculo Máximo: formado numa esfera por um plano que a divide em duas semi- esferas iguais.
Círculo Menor: formado por um plano que não passa pelo centro da esfera, dividindo-a em duaspartes desiguais.
Com estes círculos, máximos e menores, forma-se o sistema de gratícula na superfície terrestre, facilitando a determinação dos elementos fundamentais da navegação, citados anteriormente: localização e orientação.
A Linha do Equador é um círculo máximo formado por um plano perpendicular ao eixo polar, que divide a Terra em dois hemisférios chamados Norte (N=North), e Sul (S=South),abaixo do Equador. Os demais paralelos a esta linha são todos círculos menores.


Os Meridianos de Longitude ou Meridianos são semi-círculos máximos, limitados pelos pólos, cujos planos que os formam contém o eixo polar. O Meridiano de Greenwich, Zero ou Primeiro Meridiano é o meridiano que passa pelo Laboratório Naval de Greenwich (Inglaterra). O Meridiano 180º é o que está oposto 180º aoMeridiano de Greenwich. O círculo máximo formado por estes dois meridianos divide a Terra em dois hemisférios, chamados de Oeste (W=West) e Leste ou Este (E=East).


Milha Naútica ou Marítima
Milha Náutica, ou Milha Marítima, é uma unidade de medida de comprimento ou distância, equivalente a 1852 m, utilizada quase exclusivamente em navegação marítima e aérea e na medição de distâncias marítimas. A milhanáutica não integra o Sistema Internacional de Unidades (SI) e o seu uso é desencorajado quando em relação com grandezas expressas em unidades do SI.
1 milha náutica = 1852 metros (exatos, segundo convenção internacional, já que era, originalmente, de 1853,25 metros).
A milha náutica deriva diretamente da milha geográfica e corresponde ao valor aproximado de 1' (minuto) de grande círculo, isto...
tracking img