Gopher e html

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEM CASTELO BRANCO
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA









GOPHER E HTML




ANITA PAULA CAVALCANTE
GLEIDSON LIMA
JOÃO PAULO POLLES
LILIA KATIELY
LARA VITÓRIA DE OLIVEIRA
MAYARA PEREIRA
THAYSLANY SOUSA
VALTER HUGO SCHMALTZ
VITOR HUGO SCHMALTZ

ARAGUAÍNA – TO
MARÇO DE 2012


CEM CASTELO BRANCO
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA









GOPHER E HTMLTRABALHO APRESENTADO AO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CEM CASTELO BRANCO, PELA TURMA DE 2º ANO, NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A REDES II, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR CÁSSIO CIPRIANO.



ARAGUAÍNA – TO
MARÇO DE 2012


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. GOPHER 5
2.1 HISTÓRIA 5
2.2 CARACTERÍSTICAS 52.3 COMPARATIVO 6
3. HTML 7
3.1 HISTÓRIA 7
3.2 CARACTERÍSTICAS 8
3.3 COMPARATIVO 9
4. CONCLUSÃO 11
5. REFERÊNCIAS 12





1. INTRODUÇÃO




Gopher é um protocolo de redes de computadores que foi desenhado para distribuir, procurar e aceder a documentos na Internet, criado na Universidade de Minesota. OGopher foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill da Universidade de Minesota e perdeu popularidade com o Crescimento da WWW, devido à sua falta de flexibilidade quando comparado com o HTML e à decisão da Universidade de Minesota de vender licenças para uso comercial

HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação deHipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. Foi criado por Tim Berners-Lee o HTML original (e outros protocolos associados como o HTTP) em uma estação NeXTcube usando o ambiente de desenvolvimento NeXTSTEP. Na época a linguagem não era uma especificação, mas uma coleção de ferramentas para resolver um problema deTim: a comunicação e disseminação das pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. Sua solução, combinada com a então emergente internet pública (que tornaria-se a Internet) ganhou atenção mundial.



2. GOPHER
Gopher é um protocolo de redes de computadores que foi desenhado para distribuir, procurar e aceder a documentos na Internet, criado na Universidade de Minesota.

2.1 HISTÓRIAO Gopher foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill da Universidade de Minesota.


Atualmente perdeu popularidade com o crescimento da WWW, devido à sua falta de flexibilidade quando comparado com o HTML e à decisão da Universidade de Minesota de vender licenças para uso comercial, que foi entendida por alguns como uma obrigação de pagar para usar o protocolo em si, emvez de se aplicar apenas ao software servidor da Universidade.

2.2 CARACTERÍSTICAS

Acessado através da porta 70 (maiores informações em www.iana.org), as informações acessadas através do Gopher ficam localizadas em servidores apropriados nos quais roda um programa que as organiza por assunto, e as disponibiliza organizadas em uma estrutura hierárquica na forma de menus (diretórios),semelhante àquela do seu gerenciador de arquivos. Cada vez que você clica sobre uma pasta o Gopher mostra a você as outras pastas e/ou arquivos que se encontram dentro desta (navega para um nível mais interno na hierarquia).


Para usar os recursos do Gopher você precisa conectar-se a um servidor Gopher e navegar através dos menus que ele apresenta até encontrar um arquivo que contenha asinformações que você deseja. Ao clicar sobre o arquivo desejado ele será aberto para que você tenha acesso ao seu conteúdo, se estiver em forma de texto ou noutro formato suportado pelo navegador. Os outros arquivos estão disponíveis para você trazer para a sua máquina. Neste caso haverá uma indicação da disponibilidade do mesmo para "download", e bastará clicar sobre o mesmo para iniciar sua...
tracking img