Trabalho de intermodalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. OBJETIVO
 Identificar os fatores que contribuem para aumentar a produtividade no transporte de cargas. 
 
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.
* Identificar as limitações da operação e as ações tomadas pela gestão da empresa.
* Apontar os fatores que favoreceram o aumento da produtividade.
* Apresentar indicadores relacionados à produtividade.
3. METODOLOGIA
 Com base em autores como Ballou(2006), Medeiros (1998) que tratam dos transportes de combustíveis, tipos de modais, estudos publicados pela CEL e COPPEAD (2002), sites e revistas relacionadas a transportes que nos dá uma abordagem dos tipos de modais que são usados no Brasil.
Por meio de um estudo de caso na transportadora Transpedrosa S.A, uma análise dos estudos feitos pelos consultores da Fundação Dom Cabral, e decolaboradores que gerenciam a empresa, foi feita uma coleta de dados, e uma amostra dos registros de desempenho dos métodos utilizados no transporte.  
 4. TIPOS DE MODAIS
 O custo de transporte representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das empresas. Ele pode variar de 4% a 25% do faturamento bruto, e em muitos casos, supera o lucro operacional. Em 1998, o custo total de transporte nosEstados Unidos foi de US$ 529 bilhões representando 59% de todos os custos logísticos. No Brasil estima-se que estes custos estão na ordem de R$ 60 bilhões (NAZARIO 2000), com relação a países com razoável grau de industrialização, diversos estudos e pesquisas apontam que os gastos com transporte sejam aproximadamente de 6% do Produto Interno Bruto (PIB).
 "A posição única que o transporte ocupa naatividade econômica advêm da redução que faz das resistências de tempo e espaço para a produção de mercadorias e serviços econômicos. A importância disso, em termos de alocação dos recursos econômicos, é indicada pelo fato que, provavelmente, pelo menos um terço de nossa riqueza nacional é diretamente dedicado ao transporte. Tão importante é que, sem transporte, a atividade humana organizada seriaimpossível; a completa paralisação dos serviços de transporte de uma comunidade é a maneira mais rápida de assegurar a paralisia completa do esforço cooperativo: econômico, político e social." (LAMBERT et. al 1998, p.162)"
  Os serviços de transporte, além de ser considerado o responsável por grande parcela dos custos logísticos, ele é responsável por facilitar o tão solicitado e imprescindívelmovimento de mercadorias. Lida de perto com vários integrantes da cadeia de
suprimentos (produtores, distribuidores, varejistas e consumidores), e satisfaz também as necessidades de seus participantes. No contexto competitivo, o transporte representa o elemento logístico de maior importância da cadeia de suprimentos, tanto em relação aos custos, quanto ao nível de serviço diferenciado.Conceitualmente, o transporte de carga é um sistema que liga a produção à comercialização e ao consumo.
Segundo Bowersox (2001), as transações de transporte são normalmente influenciadas por cinco componentes: o embarcador (ponto de origem), o destinatário (ponto de destino ou receptor), transportadora, o e governo público. Segundo Fleury (2003), tanto no âmbito das políticas públicas de investimentosinfra-estruturais quanto no âmbito gerencial de empresas privadas e estatais, a principal decisão relativa ao transporte de cargas é a escolha dos modais de transporte.
 "A escolha do serviço de transporte gira em torno de cinco modais básico: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário. Esses modais podem ser usados em combinação, dentre as opções seleciona-se um modal ou combinações demodais que forneça o melhor equilíbrio entre a qualidade e o custo dos serviços. Esse tipo de transporte é chamado de Multimodal. Na escolha do modal de transporte devem ser observados os aspectos relativos aos custos, e também questões relacionadas à prestação dos serviços de transporte. As características básicas que influenciam na escolha da melhor alternativa do modal a ser utilizado...
tracking img