A Conceitos E Princ Pios B Sicos Intermodalismo E Multimodalismo

1146 palavras 5 páginas
Fonte:
Uma Contribuição ao Estudo da Intermodalidade no Transporte de Carga no Brasil. Por Ana Lúcia Gouveia Pimentel. Tese de Mestrado em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ, 1999.
A intermodalidade de transporte tem sido definida com algumas divergências pelos diversos autores nas literaturas consultadas. Alguns referem-se à mesma empregando a terminologia multimodalidade, ou ainda outros apontam uma diferença entre as duas conceituações.
O que se observa é que, inicialmente, a intermodalidade era tratada basicamente do ponto de vista operacional, simplesmente como uma junção de diferentes modos de transporte. Esta conceituação foi apresentada por alguns autores durante a década de 80.
STOCK (1985), define intermodalidade como: ‘a utilização seqüencial de duas ou mais formas de transporte para completar um movimento coordenado de mercadorias’.
MAHONEY (1985), em ‘Intermodal Freight Transportation’, também refere-se à intermodalidade com esta mesma visão, definindo-a como: ‘a ciência que lida com a movimentação de mercadorias entre diferentes modos de transporte’.
MCKENZIE (1989), em seu livro sobre a intermodalidade de transporte, apresenta uma definição ainda mais restrita, referindo-se à intermodalidade como: ‘o movimento conteinerizado de carga por mais de uma modalidade de transporte’.
A partir dos anos 90, a intermodalidade começou a ser tratada com um domínio mais amplo. A eficiência passa a ser o foco principal do problema, requerendo maior atenção às atividades gerenciais e de coordenação de todas as atividades envolvidas.
CARVALHO (1991) apresenta em sua conceituação esta visão mais abrangente da intermodalidade, e afirma que o transporte intermodal não deve ser entendido como a simples reunião de operações de transporte subdivididas em segmentos que utilizem diversas modalidades. Utiliza o termo multimodalidade como sinônimo de intermodalidade, significando o tipo de transporte que ‘implica em um único

Relacionados