Trabalho de historia segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Segunda Guerra Mundial 1939-1945

1.Antecedentes da Segunda Guerra Mundial
A segunda guerra mundial resultou das consequências da primeira guerra mundial que se expandiu por todo mundo que teve os seguintes antecedentes:
Tratado de Versalhes;
Imperialismo e Nacionalismo

1.1.Tratado de Versalhes

No Palácio de Versalhes, em Paris, reuniram-se os representantes de 32 países, queassinaram um acordo em 28 de Junho de 1919, elaborado na verdade pelos representantes dos "Três Grandes" o presidente Woodrow Wilson dos EUA, e os primeiros-ministros da Inglaterra e França, David Lloyd George e Georges Clemanceau -- e que foi imposto à Alemanha derrotada.
O Tratado, que punha fim oficialmente a I Guerra, pretendia devolver a paz à Europa e ao mesmo tempo, eliminar o potencial bélicoe industrial alemão, mas criou uma nova realidade marcada pela postura imperialista dos vencedores e pelo fortalecimento do sentimento nacionalista e de vingança na Alemanha.
A Alemanha foi obrigada a entregar todo seu equipamento bélico, a retirar suas tropas da região do Reno, próxima da França, a reduzir o efectivo militar, foi proibida de se unir à Áustria e perdeu todos os seus territóriosna África e Ásia. Na Europa, o país foi obrigado a devolver as regiões da Alsácia e Lorena à França e as regiões de Dantzig (de população predominantemente alemã) `a Polónia.
O governo alemão foi obrigado a pagar pesada indeminização não somente aos países que haviam sido invadidos, mas também aos EUA, Inglaterra e algumas de suas colónias, fortalecendo o imperialismo britânico. O valor inicialda indeminização foi fixado em 24 bilhões de libras, que foi reduzido gradualmente, redução que não impediu o desastre económico no país.
A Itália pode ser considerada como grande derrotada na I Guerra. Apesar de ter lutado a favor dos Aliados, de ter contribuído com recursos materiais e de ter parte de seu território ocupado e destruído durante a guerra, não conseguiu ver atendidas suasreivindicações territoriais e recebeu uma parcela irrisória das imunizações pagas pela Alemanha.

1.2.Imperialismo e Nacionalismo
O nacionalismo exacerbado que tomou conta de vários países da Europa após a Primeira Guerra, foi uma reacção à nova ordem geopolítica imposta pelos Tratados dos pós Guerra, principalmente pelo Tratado de Versalhes, que teve efeitos directos sobre a Alemanha e indirectossobre a Itália. A nova situação foi caracterizada pela formação de democracias muito frágeis, que seriam responsáveis pelo difícil processo de recuperação económica.
No quadro do imperialismo desenvolvido desde o século XIX, o papel das colónias era visto como fundamental para o desenvolvimento das grandes potências. A Itália perdeu ao final da guerra os territórios na fronteira com a Áustria, aDalmácia, e nem foi considerada sua pretensão de anexar a Albânia, que se tornou um país independente. O Japão perdeu territórios no litoral da China. Inglaterra e França dividiram entre si as possessões alemãs na África e Ásia.
A luta por territórios, importantes do ponto de vista económico e estratégico, foi determinante para reforçar o sentimento nacionalista em vários países. No caso de paísesvencedores, a manutenção ou ampliação dos territórios sob seu domínio reforçou a política imperialista, de reserva de mercado, consequentemente reduzindo o espaço económico de outros países. Para os países derrotados e para a Itália, a perda de territórios e de influência significou a estagnação da economia, num momento onde o esforço para a recuperação exigia maior produção e fornecimento dematérias-primas. Para esses países, a retomada do crescimento económico somente seria possível com a ampliação de seus territórios, retomando a política imperialista (desenvolvida pelas demais potências) e isso não seria possível sem um forte ideal nacionalista.
A radicalização do sentimento nacionalista está associada a idéia de crescimento e ao mesmo tempo à idéia de repúdio àqueles que impedem...
tracking img