Trabalho de gerenciamento dos riscos do projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| Curso: Sistemas de InformaçãoDisciplina: Gestão de projetos | Semestre:2001/7 |

Nome: Hudson Nunes Mota
Turma:
Matricula:
Prof.: Souza Lima

Trabalho de Gerenciamento dos Riscos do Projeto

Gerenciamento dos riscos do projeto

O gerenciamento de riscos trabalha justamente com a incerteza, visando a identificação de problemas potenciais e de oportunidades antes que ocorram com oobjetivo de eliminar ou reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto de eventos negativos para os objetivos do projeto, além de potencializar os efeitos da ocorrência de eventos positivos.

O gerenciamento de riscos é abordado por vários modelos dentre os quais o PMBOK (2000), o CMMI (2002), e o RUP (2003). O PMBOK (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) trata dogerenciamentode projetos de uma forma ampla, não sendo específico para software.
O CMMI (Capability Maturity Model Integration for Software) provê um framework para a implantação e melhoria do processo de software das organizações.
O RUP (Rational Unified Process) é um processo baseado em melhores práticas de engenharia de software.

O Gerenciamento de Riscos no PMBOK

O PMBOK descreve o conhecimento eas melhores práticas em gerenciamento de projetos.

De acordo com o PMBOK, o conhecimento necessário para gerenciar projetos está dividido em nove áreas: Gerência de Integração, Gerência de Escopo, Gerência de Tempo, Gerência de Custo, Gerência de Qualidade, Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Comunicação, Gerência de Riscos e Gerência de Aquisições.

A gerência de riscos do projetoinclui os processos referentes ao planejamento da gerência de riscos, à identificação, à análise, ao planejamento das respostas e ao controle e à monitoração dos riscos em um projeto. Esses processos interagem entre si e com os processos das outras áreas do conhecimento. Os objetivos da gerência de risco são aumentar a probabilidade de ocorrência e os impactos de eventos positivos e diminuir aprobabilidade e os impactos dos eventos adversos aos objetivos do projeto. Os processos da gerência de risco são [PMBOK]:
· Planejamento da gerência de riscos: planejar as atividades de gerência de risco a serem realizadas para o projeto.
· Identificação dos riscos: identificar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características.
· Análise qualitativa dos riscos: analisarqualitativamente os riscos, priorizando seus efeitos no projeto.
· Análise quantitativa dos riscos: mensurar a probabilidade de ocorrência dos riscos e suas conseqüências e estimar as implicações no projeto.
· Planejamento da resposta aos riscos: gerar procedimentos e técnicas para avaliar oportunidades, objetivando mitigar as ameaças no projeto.
· Monitoração e controle dos riscos: monitorar os riscosresiduais, identificar novos riscos, executar os planos de mitigação de riscos e avaliar sua efetividade durante todo o cliclo de vida do projeto.

Os processos de gerenciamento de projetos, os grupos de processos de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento, interagem como mostra a Figura 1, o mapeamento da área de conhecimento gerenciamento de riscos do projeto e os grupos deprocessos e os processos.

Figura 1 - Mapeamento da área de conhecimento gerenciamento de riscos do projeto
Fonte: PMBOK (2004, p. 70)

Gerenciamento de Riscos do Projeto

gerenciamento de riscos é o meio pelo qual estas incertezas são sistematicamente gerenciadas, permitindo avaliar e enfrentar os riscos, evitando o evitável, controlando o controlável e minimizando a imprevisibilidade.
Osobjetivos do gerenciamento de riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto. Os processos são: planejamento do gerenciamento de riscos, identificação de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantitativa de riscos, planejamento de respostas a riscos e monitoramento e controle de riscos....
tracking img