Filosofiaf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Fundamentos Biológicos Aplicados à Educação Física
Tutor: Pablo Oliveira Silva
Pólo: Barretos / SP - EDF6 - Data: 23/06/09

Título: COMPORTAMENTO da FREQUÊNCIA CARDÍACA e da
PRESSÃO ARTERIAL NO REPOUSO e ATIVIDADE FÍSICA

Autores: Andréa Cristina Ribeiro
Robson LemeFlávio Jerônimo
Wladimir Almeida

Introdução

A promoção da atividade física significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
No entanto, como em qualquer atividade física, ocorrem respostas fisiológicas durante e após a realização de um exercício, como alteração da freqüênciacardíaca (FC) e pressão arterial (PA) em relação aos valores de repouso Araújo, (2001).
Alguns estudos investigaram o comportamento dessas variáveis após a realização de uma sessão de exercícios. Por exemplo, Polito et al. (2003), Leite & Farinatti (2000) e Polito, Rosa e Schardong (2004).
Não foi encontrada qualquer referência em relação ao comportamento da PA e FC após o exercício.Considerando o crescente número de pessoas que procuram à atividade física, torna-se imprescindível o conhecimento das respostas cardiovasculares após o exercício, representando importante indicador das condições de saúde.
Para tanto, o objetivo deste estudo é verificar o comportamento da PA e FC dos alunos de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Pólo Barretos, da Universidade Aberta doBrasil (UAB).
Metodologia
O estudo foi realizado com 08 alunos de ambos os sexos, sendo cinco mulheres e três homens, com idade variando de 27 a 52 anos, assintomáticos. Porém apenas um desses alunos foi submetido a exercícios aeróbicos.
Procedimentos
A coleta de dados foi composta de três fases. Na primeira fase foram realizadas as medidas de PA e FC nos oito alunos, em posição vertical (empé).

Na segunda fase, foi solicitado que os alunos deitassem nos bancos, para aferição da PA e FC, na posição horizontal (decúbito dorsal).
Após essa fase, foi escolhido um dos alunos, o qual realizou 3 minutos de caminhada, 3 minutos de corrida e 3 minutos de corrida com velocidade, porém essa velocidade não foi mensurada em Km/h.
As medidas da PA e FC ocorreram imediatamente após otérmino de cada atividade, ou seja, uma nova coleta de PA e FC foram realizadas ao término de cada atividade.
Para a medida da PA, utilizou-se um esfigmomanômetro e um estetoscópio da marca BD, não digital, e o método palpatório da artéria radial direita, para o registro da FC, onde o examinador foi sempre o mesmo.
Foi utilizado o método auscultatório, realizado por um único avaliador. Osprocedimentos de medida da PA foram: ajustar o manguito firmemente entre 2-3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial; manter o braço na altura do coração; palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento; proceder à deflação, com velocidade constante de 2 a 4 mmHg por segundo. A PAS foi determinada no aparecimento do primeiro som deKorotkoff e a PAD no desaparecimento do som.
Resultados
Em geral, baixos valores de FC refletem uma boa condição funcional, enquanto que altos valores estariam aparentemente relacionados com distúrbios fisiológicos e predisposição para ocorrência de doenças cardiovasculares, Kenney, (1985).
Os resultados aferidos para PA e FC, tanto na posição (em pé) vertical, como na horizontal (decúbito dorsal)está representada pela tabela 1 e 2.

Tabela 1. Aferição da PA e FC na posição vertical (em pé).

Aluno
PA (mmHg)
FC (bpm)
Idade
1
140/80
78
32
2
150/110
68
52
3
150/90
90
27
4
120/85
78
37
5
130/80
60
28
6
180/110
90
38
7
110/70
66
46
8
140/90
84
35

Tabela 2. Aferição da PA e FC na posição horizontal (decúbito dorsal).

Aluno
PA (mmHg)
FC (bpm)...
tracking img