Trabalho de empregabilidade e plano de desenvolvimento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE EMPREGABILIDADE E PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL



MBA – LOGÍSTICA EMPRESARIAL



PROFª VERA LÚCIA DE SOUZA, MESTRE













ANDRÉ LUÍS SILVESTRE ARRUDA













































Agradecimento a Mestre Vera.

“...o acaso vai nos proteger enquanto nos andarmos distraídos...”Introdução


Peter I. Bijur, Presidente e CEO da Texaco, disse – “Os CEO’s costumam dizer que “as pessoas são nosso ativo mais importante” – e então iam em frente, conduzindo suas empresas com ferramentas financeiras abstratas ou mexendo na estratégia ou na organização”...e segue complementando – “Liderança significa aumentar o potencial humano”.

A empresa nada mais é que um grande organismo queresponde as atitudes de seus líderes ao mesmo passo e intensidade que elas chegam em seus órgãos, cada mente de funcionário é um bem expressivo da empresa, assim como cada órgão é importante ao organismo como um todo, sem querer parecer Positivista. A liderança influi sobre o estado mental destas pessoas ajudando-as a entender e colaborar mais eficazmente com os objetivos da empresas e também frenteaos colegas, clientes e acionistas, portanto influi decisivamente sobre as decisões tomadas por cada uma dessas mentes. Quanto melhor, mais clara a influência melhores as decisões.

O autoritarismo não pode obrigar as pessoas a colaborar efetivamente para um objetivo, à liderança cabe canalizar e direcionar toda essa força, essa energia, toda capacidade e criatividade para alcançar resultadosalmejados . Os líderes têm que efetivamente liderar e não mandar, obedecer limites de autoridade e respeitar personalidades e diferenças.

A motivação é sem dúvida um desafio, as organizações tem que aumentar a produtividade de seus parceiros. Na opinião de Daniel Vasella, CEO da Novartis, é um contrato onde de um lado o funcionário tem que estar desejoso em aprender e outra a organização estádisposta a oferecer um ambiente que estimule e recompense a formação. As recompensas podem ser diversas como a aprovação dos seus pares por um avanço, a visibilidade interna e externa por um trabalho mostrado como fonte de inspiração aos demais. Porém um grande resultado pode ser obtido com o investimento na capacidade, na demonstração que a organização respeita e quer o trabalho desta pessoa, queacredita em seu potencial, o reconhecimento é altamente motivador, a recompensa de diversas maneiras estimula a participação.

Buscar alto grau de compromentimento de seus parceiros não é tarefa fácil a liderança, o trabalho em equipe requer alguns princípios como informação, particularmente tratado, valorização das tarefas promovendo a identidade dos objetivos pessoais com os da organização emseus parceiros, dar apoio operacional efetivo aos parceiros desejosos de colaborar e dar feedback mostrando os resultados aplicados.

Muitas vezes a atitude de escutar as idéias de um funcionário faz dele um ativo participante das decisões da empresa, pois só sendo considerado é que este membro voltará a expor-se, criar este diálogo é preponderante para que se possa aproveitar ao máximo acriatividade e inteligência dos parceiros, os lideres assoberbados, que não tem tempo para escutar e dialogar, provavelmente, deixaram de ter novos membros motivados a colaborar com suas organizações.


O Caráter Ético da Nova Liderança

Mesmo em um ambiente altamente competitivo como de hoje, está cada vez mais em pauta as questões éticas a que nos remete tamanha competição. As empresas estão cadadia mais dedicando esforços em promover uma identidade de honestidade e responsabilidade sobre seus parceiros e deles perante a empresa e ambos sobre a sociedade. Vivemos ainda em um ambiente onde pequenas falhas são aceitáveis, onde a honestidade e ética nem sempre são recompensados como se deveria.

Mas, muitas empresas estão elaborando códigos de ética, que nada mais são que maneiras de...
tracking img