Trabalho de desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
FACULDADE DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

São Paulo
2011

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie

São Paulo
2011INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado a partir das observações de crianças uma com 8 meses de idade e outra com 12 meses de idade. Com base nas observações, relacionamos as imagens com o desenvolvimento motor .
O desenvolvimento motor se caracteriza pelos movimentos coordenado de músculos e membros. Os bebês precisam aprender a locomoção, ou seja , a se movimentar pelo mundo. Assimcomo precisam aprender as habilidades motoras finas, associadas ao agarrar, segurar e manipular objetos(KAIL, 2004).
Esse trabalho tem como objetivo caracterizar cada passo do desenvolvimento motor de crianças de 8 a 12 meses.

REFERENCIAL TEÓRICO

Os bebês nessa faixa etária começam a manipular o tônus muscular para conseguir sentar e estão sempre querendo ver omundo com a mãos, eles tentam alcançar todos os objetos que estão a sua volta. É a partir de 7 e 8 meses que os bebês começam a utilizar o polegar e agarrar objetos com mais facilidade. Com 10 meses eles já desenvolvem o movimento de pinça, numa preensão rápida e precisa(GESELL,1998).
É por volta dos 7 meses que começam a sentar sem apoio, e aos 9 conseguem ficar em pé segurando umobjeto(KAIL.2004).É claro que nem todas as crianças andam exatamente na mesma idade, geralmente a maioria das crianças começam a andar a partir dos 14 meses porém algumas andam antes do primeiro ano. O movimento essencial do andar é mover a perna repetidamente, transferindo o peso do corpo de um pé para o outro, pode ser que algumas crianças desenvolvam essa habilidade mais rapidamente, conseguindo caminharantes de 1 ano de idade. Segundo a teoria dos sistemas dinâmicos, o desenvolvimento motor envolve muitas habilidades distintas que são organizadas e reorganizadas no decorrer do tempo para atender a demandas de tarefas específicas. Só entendendo cada uma dessas habilidades e como elas se combinam é que podemos entender o movimento de andar. (Thelen & Smith, 1998). O andar é uma combinação e umamadurecimento de várias habilidades complementares.
O primeiro habilidade é a habilidade visual e do ouvido interno. Os bebês a utilizam para poder se equilibrar e para ajustar a postura. Alguns pesquisadores fizeram experimentos onde os bebês eram colocados em uma sala com paredes listradas que se moviam. Quando os adultos ficavam em tal sala tinham a impressão de quem estava se movimentandoeram eles próprios e ajustavam a sua postura para poder manter o equilíbrio. Com os bebês ocorreu a mesma coisa o que demonstra que eles utilizam a habilidade visual para manter a postura.
Muitos bebês aprendem a andar na relativa segurança de pisos sem obstáculos, lisos. Os bebês utilizam informação perceptiva para julgar se uma superfície é segura ou não. Se o bebê considera a superfícieinadequada para andar eles começam a engatinhar, demonstrando que os bebês utilizam uma capacidade perceptiva para perceber se a superfície é segura para andar ou não.
A teoria dos sistemas dinâmicos enfatiza que aprender a andar exige a orquestração de muitas habilidades individuais. Cada habilidade deve primeiro ser dominada por si só e depois integrada com as outras habilidades (WERNER,1948).Portanto a habilidade de começar a andar precisa ter o domínio de habilidades específicas e a integração de tais habilidades. A idade média que se tem todas as habilidades com domínio e integração é por volta dos 12 a 15 meses, enfatizando que esse idade é uma média e pode acontecer antes dos 12 meses de idade.
Outra habilidade adquirida pelos bebês é a habilidade do uso das mãos (Berthenthal &...
tracking img