Trabalho de contabilidade de custos - abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES – ABC

Conceitos:

O custeio baseado em atividades é uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impacta o consumo de recursos de uma empresa. É conhecido como ABC ( Activity-Based Costing) e foi desenvolvido por Robert Kaplan - maior autoridade em custos da atualidade e renomadoprofessos de Harvard.

O método, igualmente, ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário dos custos indiretos, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção. Pois com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos como em termos relativos,comparativamente aos custos diretos.

Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa/ação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

A ideia básica é atribuir primeiramente os custos ás atividades e posteriormente aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custosque cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhe os custos definidos.

Importância:

A importância que se da a utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais queauxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades aos responsáveis pelas mesmas.

Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita aimplantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.


Atividades:

A atividade da empresa pode ser definida, de forma adequada, como um processo que combina pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos, ou seja, a atividade não se refere apenas a processos de manufaturas, mas também a produção de projetos, serviços, entre outros.A atividade descreve a maneira como uma empresa utiliza seu tempo e recursos para cumprir sua missão, objetivos e metas. O principal objetivo de uma atividade é o de converter recursos ( mão-de-obra, materiais, tecnologia, informações, etc.) em produtos e serviços. A hierarquia das atividades está relacionada com a forma de como elas são agregadas em termos de consumo de recursos pelasatividades e alocação dos custos das atividades aos produtos.




Processo de implantação do sistema de Custeio Baseado em Atividades

A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz. O ABC, por ser tambémum sistema de gestão de custos, pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento, dependendo das necessidades de informações gerenciais para o gestor, o que está intimamente ligado ao ramo de atividade e porte da empresa.

Na construção de um modelo ABC é necessário:
1) Estabelecer o organograma da empresa e os centros homogêneos onde se desenvolvem e definem as atividades queconduzem ao produto final;
2) Identificação das diferentes atividades; Nesta fase pretende-se identificar e classificar cada uma das diferentes atividades dos diferentes centros homogêneos. Para esta fase necessita-se de informação própria da empresa, que pode ser o manual de procedimentos, questionário aos empregados, avaliação do tempo de trabalho de cada trabalhador, valoração de recursos,...
tracking img